PREFEITURA DE SÃO PAULO

Teatro nas bibliotecas

Mini Teatro de Sombras, Drive–Thru Petit, Crime e castigo, O Alienista, Artimanhas do arco–da–velha, Ensaio sobre Carolina, VULVAR - No Lugar Dela, Histórias de João e Quizumba são os espetáculos de teatro de novembro nas bibliotecas de bairro.

30/10/2017 11h02

Mini Teatro de Sombras

Mini Teatro de Sombras
Os Mini Teatros de Sombras também são conhecidos como Teatro Lambe Lambe, trata-se de uma técnica de apresentação de mini espetáculos dentro de caixas para apenas um único espectador de cada vez. A técnica é inspirada nos fotógrafos lambe lambes que utilizavam máquinas fotográficas em formato de caixas. Assim, o espetáculo de teatro de sombras acontece dentro da caixa e é visto por um furo, orifício que permite espiar essa “realidade” em miniatura.
Com auxílio de fones de ouvido o público ouve a trilha sonora e acompanha a construção dessa narrativa onírica e imagética. Tornando possível, de maneira simples e breve, transpor a realidade cotidiana para um universo metafórico, imaginado. Olhar por uma pequena janela, adentrar a caixa, um encontro com o interno, revelação do que está apropriadamente guardado, um segredo compartilhado.
Classificação indicativa: a partir de 6 anos. 60 minutos de duração.
Dia 4 de novembro às 14h – Biblioteca Monteiro Lobato
Dia 25 de novembro às 14h30 – Biblioteca Vinícius de Moraes
Dia 26 de novembro às 11h – Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet

Drive-Thru-Petit

Drive-Thru Petit
Espetáculo/intervenção em formato de lanchonete fast-food. O público dispõe de um menu com cinco opções de monólogos de até 4 min. As crianças fazem o seu pedido e assistem individualmente à sua peça dentro desta caixa acolhedora e cheia de segredos. Sob um prisma inovador e de forte humor, as temáticas dos monólogos perpassam questões de identidade, medos, amadurecimento e relação com o outro.
Classificação indicativa: a partir de 6 anos. 60 minutos de duração.
Dia 5 de novembro às 12h30 – Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Dia 11 de novembro às 12h30 – Biblioteca Ricardo Ramos
Dia 11 de novembro às 14h30 – Biblioteca Aureliano Leite
Dia 12 de novembro às 12h – Biblioteca José Paulo Paes
Dia 18 de novembro às 12h30 – Biblioteca Thales Castanho de Andrade
Dia 18 de novembro às 14h30 – Biblioteca Afonso Schmidt
Dia 25 de novembro às 12h30 – Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda
Dia 25 de novembro às 14h30 – Biblioteca Vicente de Carvalho
Dia 26 de novembro às 12h – Biblioteca Brito Broca

Crime e Castigo

Crime e Castigo
Monólogo imaginado como sequência do romance escrito por Fiódor Dostoievsky entre 1866 e 1871. Comemora os 150 anos da primeira edição dessa obra clássica. Aos 60 anos, Ródion Românovitch Raskólnikov faz um retrospecto de sua vida, marcada pelo assassinato de duas mulheres. Após cumprir a pena de oito anos de prisão na Sibéria, ele teve a oportunidade de reconstruir sua história, graças ao amor de Sôfia Semionóvna Marmeládova, carinhosamente chamada de Sônia ou Sonechca. Esse contexto encerra o romance original. O monólogo pretende situar Raskólnikov como homem maduro, trinta após ser libertado. Quando cometeu o crime, ele era um jovem estudante de Direito em Petersburgo. De temperamento melancólico e irritadiço, ele se vê obrigado a abandonar a escola aos 23 anos por causa da pobreza, e se torna obcecado por uma ideia sobre a relatividade da moral burguesa. Ele quer saber se é "um piolho" ou se pertence àquela casta de humanos aos quais tudo é permitido.
Classificação indicativa: a partir de 14 anos. 60 minutos de duração.
Dia 12 de novembro às 11h – Biblioteca Mário Schenberg
Dia 18 de novembro às 14h – Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Dia 25 de novembro às 14h – Biblioteca Viriato Corrêa

O Alienista

O Alienista
O diálogo entre a literatura e o teatro é uma das experiências mais profícuas que os artistas pertencentes ao Coletivo Elefante Branco vivenciam; tal fazer artístico formou as bases necessárias para a criação de um espetáculo a partir da obra de Machado de Assis, um dos maiores autores de nossa língua: O Alienista (contado pelos barbeiros).
Dia 4 de novembro às 11h – Biblioteca Pedro Nava
Dia 5 de novembro às 11h – Biblioteca Amadeu Amaral
Dia 18 de novembro às 14h – Biblioteca Roberto Santos
Dia 19 de novembro às 14h – Biblioteca Viriato Corrêa
Dia 25 de novembro às 11h – Biblioteca Álvaro Guerra

Artimanhas da Velha

Artimanhas do arco-da-velha
O espetáculo de teatro Infanto-juvenil Artimanhas do arco-da-velha resgata passagens espirituosas e bem humoradas da literatura popular como o conhecido conto “O macaco e o boneco de alcatrão”, e a história de Pedro Malasartes e a sopa de pedra.
Dia 4 de novembro às 11h – Biblioteca Helena Silveira
Dia 5 de novembro às 11h – Biblioteca Malba Tahan
Dia 12 de novembro às 11h – Biblioteca Paulo Duarte
Dia 18 de novembro às 11h – Biblioteca Anne Frank

Ensaio sobre Carolina

Ensaio sobre Carolina
Ensaio Sobre Carolina é um discurso-canto-narrativa, Inspirado no livro “Quarto de Despejo” da escritora Carolina Maria de Jesus. Atores e espectadores formam um campo público, misturados, sentados em cadeiras velhas, cheias de histórias, como as do barraco de Carolina. A luz “caseira” ilumina a proximidade entre atores e plateia, e no entre corpos emerge a interrogação sobre os vestígios dos dias de vida dos “marginalizados” na cidade, através do olhar e da fala de uma catadora de papel sobre sua realidade e convívio na sociedade brasileira. Da fome à popularidade instantânea, o talento e a sobrevivência das “carolinas” do Brasil: seus sonhos, Seus amores e sua luta.
Dia 18 de novembro às 11h – Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa

VULVAR - No Lugar Dela
Uma peça permeada por narrativas e fragmentos de percursos ordinários do feminino onde Antônia, Margarida, Rosa, Carina e Carmen, replicam cenas recorrentes da vida de muitas mulheres, revisitam as “pequenas mortes” da vida cotidiana. Esse mergulho nas experiências prosaicas que habitam zonas opacas do dia a dia pode se iluminar na materialidade ordinária em que se refaz o fluxo da vida.
Vulvar é um convite à reflexão poética sobre as rotas críticas das mulheres em situação de violência sexista. Baseado no jogo “No Lugar Dela”, que integra a pesquisa Atenção primária à saúde e o cuidado integral em violência doméstica: estudo sobre a rota crítica das mulheres, mulheres atendidas nos últimos 15 anos por integrantes do grupo de pesquisa no ambulatório do Centro de Saúde Escola do Butantã, o CONFAD (Conflitos Familiares Difíceis) coordenada pelas Professoras Ana Flávia Pires Lucas d’Oliveira e Lilia Blima Schraiber, do Departamento de Medicina Preventiva da FMUSP.
Dia 17 de novembro às 18h - Biblioteca Hans Christian Andersen

Histórias de João

Histórias de João
Contos populares reinventados, onde o personagem principal se chama João. Todos eles vivem aventuras e têm de enfrentar dragões! Ora-ora, um dragão pode estar disfarçado de preguiça, orgulho, teimosia, gula... Como assim?! Venham partilhar as histórias e descobrir as peripécias de perto.
Com Karina Giannecchini, atriz e narradora.
Dia 19 de novembro às 13h – Biblioteca Chácara do Castelo

Quizumba!

Quizumba!
Espetáculo inspirado no andamento de uma roda de capoeira, num misto de jogo, canto, dança e teatro. No centro da roda dois meninos que estão (re)descobrindo o mundo.
Mestre Benedito é quem rege esta brincadeira, utilizando-se de elementos plásticos e musicais. Dando cor e vida aos personagens, o mestre viaja no tempo narrando a história do menino Francisco, o Zumbi dos Palmares, para ensinar seu discípulo Pastinha como equilibrar covardia e valentia e enfrentar os desafios da vida.
O espetáculo, dirigido por Camila Andrade e com dramaturgia de Tadeu Renato, estreou em 2011 no Quilombo Cafundó em Salto de Pirapora-SP. Realizou temporadas na cidade de São Paulo e desde então circula por diversas cidades.
Dia 12 de novembro às 12h – Biblioteca Brito Broca
Dia 11 de novembro às 14h – Biblioteca Sylvia Orthof
Dia 25 de novembro às 14h – Biblioteca Paulo Duarte