Teatro nas bibliotecas

Mini Teatro de Sombras, Drive–Thru Petit, Crime e castigo, O Alienista, Artimanhas do arco–da–velha, Ensaio sobre Carolina, VULVAR - No Lugar Dela, Histórias de João e Quizumba são os espetáculos de teatro de novembro nas bibliotecas de bairro.

Mini Teatro de Sombras

Mini Teatro de Sombras
Os Mini Teatros de Sombras também são conhecidos como Teatro Lambe Lambe, trata-se de uma técnica de apresentação de mini espetáculos dentro de caixas para apenas um único espectador de cada vez. A técnica é inspirada nos fotógrafos lambe lambes que utilizavam máquinas fotográficas em formato de caixas. Assim, o espetáculo de teatro de sombras acontece dentro da caixa e é visto por um furo, orifício que permite espiar essa “realidade” em miniatura.
Com auxílio de fones de ouvido o público ouve a trilha sonora e acompanha a construção dessa narrativa onírica e imagética. Tornando possível, de maneira simples e breve, transpor a realidade cotidiana para um universo metafórico, imaginado. Olhar por uma pequena janela, adentrar a caixa, um encontro com o interno, revelação do que está apropriadamente guardado, um segredo compartilhado.
Classificação indicativa: a partir de 6 anos. 60 minutos de duração.
Dia 4 de novembro às 14h – Biblioteca Monteiro Lobato
Dia 25 de novembro às 14h30 – Biblioteca Vinícius de Moraes
Dia 26 de novembro às 11h – Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet

Drive-Thru-Petit

Drive-Thru Petit
Espetáculo/intervenção em formato de lanchonete fast-food. O público dispõe de um menu com cinco opções de monólogos de até 4 min. As crianças fazem o seu pedido e assistem individualmente à sua peça dentro desta caixa acolhedora e cheia de segredos. Sob um prisma inovador e de forte humor, as temáticas dos monólogos perpassam questões de identidade, medos, amadurecimento e relação com o outro.
Classificação indicativa: a partir de 6 anos. 60 minutos de duração.
Dia 5 de novembro às 12h30 – Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Dia 11 de novembro às 12h30 – Biblioteca Ricardo Ramos
Dia 11 de novembro às 14h30 – Biblioteca Aureliano Leite
Dia 12 de novembro às 12h – Biblioteca José Paulo Paes
Dia 18 de novembro às 12h30 – Biblioteca Thales Castanho de Andrade
Dia 18 de novembro às 14h30 – Biblioteca Afonso Schmidt
Dia 25 de novembro às 12h30 – Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda
Dia 25 de novembro às 14h30 – Biblioteca Vicente de Carvalho
Dia 26 de novembro às 12h – Biblioteca Brito Broca

Crime e Castigo

Crime e Castigo
Monólogo imaginado como sequência do romance escrito por Fiódor Dostoievsky entre 1866 e 1871. Comemora os 150 anos da primeira edição dessa obra clássica. Aos 60 anos, Ródion Românovitch Raskólnikov faz um retrospecto de sua vida, marcada pelo assassinato de duas mulheres. Após cumprir a pena de oito anos de prisão na Sibéria, ele teve a oportunidade de reconstruir sua história, graças ao amor de Sôfia Semionóvna Marmeládova, carinhosamente chamada de Sônia ou Sonechca. Esse contexto encerra o romance original. O monólogo pretende situar Raskólnikov como homem maduro, trinta após ser libertado. Quando cometeu o crime, ele era um jovem estudante de Direito em Petersburgo. De temperamento melancólico e irritadiço, ele se vê obrigado a abandonar a escola aos 23 anos por causa da pobreza, e se torna obcecado por uma ideia sobre a relatividade da moral burguesa. Ele quer saber se é "um piolho" ou se pertence àquela casta de humanos aos quais tudo é permitido.
Classificação indicativa: a partir de 14 anos. 60 minutos de duração.
Dia 12 de novembro às 11h – Biblioteca Mário Schenberg
Dia 18 de novembro às 14h – Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Dia 25 de novembro às 14h – Biblioteca Viriato Corrêa

O Alienista

O Alienista
O diálogo entre a literatura e o teatro é uma das experiências mais profícuas que os artistas pertencentes ao Coletivo Elefante Branco vivenciam; tal fazer artístico formou as bases necessárias para a criação de um espetáculo a partir da obra de Machado de Assis, um dos maiores autores de nossa língua: O Alienista (contado pelos barbeiros).
Dia 4 de novembro às 11h – Biblioteca Pedro Nava
Dia 5 de novembro às 11h – Biblioteca Amadeu Amaral
Dia 18 de novembro às 14h – Biblioteca Roberto Santos
Dia 19 de novembro às 14h – Biblioteca Viriato Corrêa
Dia 25 de novembro às 11h – Biblioteca Álvaro Guerra

Artimanhas da Velha

Artimanhas do arco-da-velha
O espetáculo de teatro Infanto-juvenil Artimanhas do arco-da-velha resgata passagens espirituosas e bem humoradas da literatura popular como o conhecido conto “O macaco e o boneco de alcatrão”, e a história de Pedro Malasartes e a sopa de pedra.
Dia 4 de novembro às 11h – Biblioteca Helena Silveira
Dia 5 de novembro às 11h – Biblioteca Malba Tahan
Dia 12 de novembro às 11h – Biblioteca Paulo Duarte
Dia 18 de novembro às 11h – Biblioteca Anne Frank

Ensaio sobre Carolina

Ensaio sobre Carolina
Ensaio Sobre Carolina é um discurso-canto-narrativa, Inspirado no livro “Quarto de Despejo” da escritora Carolina Maria de Jesus. Atores e espectadores formam um campo público, misturados, sentados em cadeiras velhas, cheias de histórias, como as do barraco de Carolina. A luz “caseira” ilumina a proximidade entre atores e plateia, e no entre corpos emerge a interrogação sobre os vestígios dos dias de vida dos “marginalizados” na cidade, através do olhar e da fala de uma catadora de papel sobre sua realidade e convívio na sociedade brasileira. Da fome à popularidade instantânea, o talento e a sobrevivência das “carolinas” do Brasil: seus sonhos, Seus amores e sua luta.
Dia 18 de novembro às 11h – Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa

VULVAR - No Lugar Dela
Uma peça permeada por narrativas e fragmentos de percursos ordinários do feminino onde Antônia, Margarida, Rosa, Carina e Carmen, replicam cenas recorrentes da vida de muitas mulheres, revisitam as “pequenas mortes” da vida cotidiana. Esse mergulho nas experiências prosaicas que habitam zonas opacas do dia a dia pode se iluminar na materialidade ordinária em que se refaz o fluxo da vida.
Vulvar é um convite à reflexão poética sobre as rotas críticas das mulheres em situação de violência sexista. Baseado no jogo “No Lugar Dela”, que integra a pesquisa Atenção primária à saúde e o cuidado integral em violência doméstica: estudo sobre a rota crítica das mulheres, mulheres atendidas nos últimos 15 anos por integrantes do grupo de pesquisa no ambulatório do Centro de Saúde Escola do Butantã, o CONFAD (Conflitos Familiares Difíceis) coordenada pelas Professoras Ana Flávia Pires Lucas d’Oliveira e Lilia Blima Schraiber, do Departamento de Medicina Preventiva da FMUSP.
Dia 17 de novembro às 18h - Biblioteca Hans Christian Andersen

Histórias de João

Histórias de João
Contos populares reinventados, onde o personagem principal se chama João. Todos eles vivem aventuras e têm de enfrentar dragões! Ora-ora, um dragão pode estar disfarçado de preguiça, orgulho, teimosia, gula... Como assim?! Venham partilhar as histórias e descobrir as peripécias de perto.
Com Karina Giannecchini, atriz e narradora.
Dia 19 de novembro às 13h – Biblioteca Chácara do Castelo

Quizumba!

Quizumba!
Espetáculo inspirado no andamento de uma roda de capoeira, num misto de jogo, canto, dança e teatro. No centro da roda dois meninos que estão (re)descobrindo o mundo.
Mestre Benedito é quem rege esta brincadeira, utilizando-se de elementos plásticos e musicais. Dando cor e vida aos personagens, o mestre viaja no tempo narrando a história do menino Francisco, o Zumbi dos Palmares, para ensinar seu discípulo Pastinha como equilibrar covardia e valentia e enfrentar os desafios da vida.
O espetáculo, dirigido por Camila Andrade e com dramaturgia de Tadeu Renato, estreou em 2011 no Quilombo Cafundó em Salto de Pirapora-SP. Realizou temporadas na cidade de São Paulo e desde então circula por diversas cidades.
Dia 12 de novembro às 12h – Biblioteca Brito Broca
Dia 11 de novembro às 14h – Biblioteca Sylvia Orthof
Dia 25 de novembro às 14h – Biblioteca Paulo Duarte