Loucura é tema de exposição na Alceu Amoroso Lima

Sentados ao redor de uma mesa de acrílico, em uma espécie de chá da tarde futurista, estão Fiódor Dostoiévski, Franz Kafka, Platão, Erasmo de Rotterdã e… Rita Lee. O encontro, que parece fruto de obra surrealista, compõe uma das instalações presentes na mostra Elogios à loucura, do artista plástico potiguar Tiago Cóstackz, com abertura marcada para dia 5, às 20h30, na Biblioteca Alceu Amoroso Lima.

Criada com a colaboração estética do arquiteto Karim Akl, a obra está exposta ao lado de telas e painéis sobrepostos em textos que propiciam uma releitura de O elogio da loucura, ensaio escrito por Erasmo de Roterdã em 1511. “A idéia é sugerir uma viagem no tempo por meio da jornada de artistas que fundamentaram o pensamento ocidental dos últimos cinco mil anos”, explica Cóstackz.

Da mitologia egípcia até a atualidade, em um paredão de 22 metros de comprimento, trechos de obras de importantes nomes da literatura universal e personagens históricos traçam um paralelo entre loucura e genialidade. Também representadas em telas estão a rainha Elizabeth I, a escritora Virginia Woolf e, novamente, a cantora Rita Lee.

Paralelamente à mostra, foi montada na Avenida Paulista, próximo da Rua Augusta, a instalação Política louca. Trata-se de uma bandeira do Brasil confeccionada em madeira proveniente de áreas reflores-tadas, fixada sem pregos ou cola como brinquedo de criança. Com o objetivo de representar um manifesto contra o aquecimento global, a obra foi propositalmente instalada na avenida que é considerada o centro financeiro da cidade.

O contexto plástico contemporâneo do artista, que mescla materiais convencionais a restos de construção e produtos reciclados, ganhou repercussão em mostras na Finlândia, Noruega, Holanda, Portugal e Inglaterra. No Brasil, seu último trabalho, Cenas do espírito, realizado na cidade de Natal, atraiu uma média de seis mil pessoas em três semanas.

Serviço: Biblioteca Alceu Amoroso Lima. Abertura: dia 5, 20h30. De 6/10 a 15/12. 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sáb., das 9h às 16h. Grátis