A POESIA EM MOVIMENTO - Abertas inscrições para três oficinas em julho

Faça sua inscrição para as oficinas de poesia na Biblioteca Alceu Amoroso Lima no período de 25 a 29 de junho e 2 a 6 de julho, de segunda a sexta, das 9h às 19h, pessoalmente ou pelo telefone 11 3082-5023. Todas as atividades são gratuitas

Teoria e Prática do Poema por Marcelo Tápia
9 a 13 de julho, das 19 às 21h
O curso desenvolverá, em cinco aulas, uma abordagem teórica da linguagem poética, incluindo-se, para tanto, a aplicação de conceitos da lingüística e da semiótica; tratará, também, de elementos de versificação (métrica, ritmo etc.). O programa contará com leitura, análise e interpretação de poemas, e, em sua parte prática, com exercícios de composição, cujos resultados também serão comentados em aula.

Marcelo Tápia é poeta, tradutor, ensaísta e editor. Publicou, entre outros, os livros Primitipo (1982), O bagatelista (1985), Rótulo (1990), Livro aberto (1992), Pedra volátil (1996), A forja - alguma poesia irlandesa contemporânea (2003) e James Joyce - um breve itinerário de leitura (2004). Graduado em português e grego pela USP, possui também formação em psicologia, tendo realizado estudos complementares em teoria literária, semiótica e teoria da tradução. É editor da revista on-line de literatura Mnemozine.

Dança-Haicai: a Poética Haicai na Dança Contemporânea por Luciana Bortoletto (dança e poesia), Gil Grossi (fotografia) e Jorge Peña (sonoplastia)
16 a 20 de julho, das 19 às 21h

A oficina tem como proposta investigar estados poéticos e dança a partir da leitura e criação de haicai (poesia tradicional japonesa), dando atenção especial aos seus conceitos e regras de construção. Nos encontros, serão realizados exercícios de percepção, escrita de poesia haikai, fundamentos de dança contemporânea, "olhar fotográfico" e sonoplastia. O objetivo é desenvolver a sensibilidade e fornecer material para que cada um crie suas próprias poesias corporais, escritas e sonoras.

Luciana Bortoletto é bailarina, coreógrafa e professora de dança contemporânea. Dirige o ...Avoa! núcleo artístico. Tem como foco de trabalho a integração de técnicas somáticas e dança contemporânea, e pesquisa a fusão entre artes visuais, poesia haikai e dança, sempre em busca de um significado poético para o movimento.

Gil Grossi é fotógrafo, professor e dançarino. Desenvolve trabalhos artísticos integrando linguagens: fotografia, dança, música, vídeo e artes plásticas.

Jorge Peña é fotógrafo, percussionista e sonoplasta. Trabalha com dança e teatro compondo trilhas, texturas e paisagens sonoras.

Poesia e Dança-Teatro por Carolina Callegaro, Clara Gouvêa e Gisele Petty
23 a 27 de julho, das 19 às 21h

"Literatura no gesto: uma leitura de Clarice Lispector e Hilda Hilst na linguagem cênica". Essa oficina de criação em dança-teatro propõe a utilização da literatura como material para a criação de partituras cênicas. Pretende abrir para o público a experiência do processo criativo do espetáculo "Jardim de Rosas Mudas", que utilizou obras de Hilda Hilst e Clarice Lispector.

Carolina Callegaro e Clara Gouvêa são bailarinas e professoras, formadas em Dança pela Unicamp, criadoras dos espetáculos "Pour les Deux" e "Abrir a porta da casa". Gisele Petty é atriz, bailarina e diretora, formada em Artes Cênicas pela Unicamp, onde realizou o espetáculo "Água Desnuda". As três fazem parte do grupo de dança Wasu. Cia. e conceberam juntas o espetáculo "Jardim de Rosas Mudas", resultado da pesquisa nas linguagens da dança, teatro e literatura, estreado na Casa das Rosas em abril deste ano e premiado com o PAC-04 (Prêmio de apoio à produção de espetáculo inédito de dança da Secretaria de Estado da Cultura).

BIBLIOTECA ALCEU AMOROSO LIMA
Rua Henrique Schaumann, 777
Pinheiros 05413-021 São Paulo, SP
Tel. 11 3082-5023
bmalceualima@yahoo.com.br