Dicas de Leitura - Harry Potter 20 anos

J.K. Rowling e vinte anos de Harry Potter é o tema das Dicas de Leitura - especial de férias de julho.

Há vinte anos, em 26 de junho de 1997, a escritora britânica J.K. Rowling publicou o primeiro volume da saga Harry Potter. A obra, que não prometia muito e havia sido rejeitada por dez editoras antes de ser publicada, teve a sequência de mais seis livros. A saga se tornou conhecida, traduzida e premiada no mundo todo, sendo uma das mais lucrativas de todos os tempos, com oito filmes, peça de teatro, parques temáticos, percurso turístico na Escócia, exposição permanente em Londres e inúmeros objetos de marketing sobre o jovem bruxo e seus amigos. As histórias narram as aventuras de um jovem bruxo dos onze ao dezessete anos de idade, período em que frequenta a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, e seus conflitos com o bruxo das trevas Lord Voldemort.

 

 Dicas de leitura – Harry Potter 20 anos

Harry Potter e a Pedra Filosofal (1997)
Harry Potter, órfão criado pelos tios, descobre em seu aniversário de onze anos que é um bruxo. Neste primeiro volume são narrados os primeiros passos na comunidade bruxa, seu ingresso na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts e o início de sua amizade com Rony Weasley e Hermione Granger, que o ajudam a enfrentar Lord Voldemort. Este, anos antes, matou os pais do garoto e agora procura um objeto lendário conhecido como a pedra filosofal.
 
Harry Potter e a Câmara Secreta (1998)
Depois de passar as férias trancado na casa dos tios trouxas (não-bruxos), Harry retorna a Hogwarts para o segundo ano letivo. Mensagens escritas em sangue começam a aparecer nas paredes da escola, avisando que a Câmara Secreta havia sido aberta e que o "herdeiro da Sonserina" mataria os alunos que não fossem de família inteiramente bruxa. Vários alunos começam a aparecer petrificados. Durante todo o ano, Harry, Rony e Hermione investigam sobre esses ataques que levam Harry a conhecer a história de Voldemort.

Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (1999)

Harry enfrenta um novo perigo: Sirius Black, um bruxo que teria assassinado treze pessoas com um único feitiço e que o levou à prisão de Azkaban. Com sua fuga surgem rumores de que ele está atrás de Harry Potter para matá-lo. Harry e seus amigos começam a investigar o criminoso e acabam descobrindo muitos segredos que envolvem sua família.

Harry Potter e o Cálice de Fogo (2000)

A Copa Anual de Quadribol é substituída pelo Torneio Tribuxo, uma competição, entre as três maiores escolas de bruxaria e magia da Europa, que não se realizava há um século. Somente um aluno maior de dezessete anos de cada escola poderia se inscrever no Torneio, porém Harry, que estava com 14 anos, é misteriosamente escolhido pelo Cálice de Fogo e forçado a competir.

Harry Potter e a Ordem da Fênix (2003)
O livro narra as lutas de Harry e seus colegas durante o quinto ano em Hogwarts, que incluem a aparição de Voldemort e a preparação para os NOMs - Níveis Ordinários em Magia, testes para alunos do quinto ano. Harry enfrenta as investidas de Voldemort sem a proteção de Dumbledore, já que o diretor de Hogwarts é afastado da escola, e descobre fatos sobre a personalidade controversa de seu pai, Tiago Potter, e a morte de alguém muito próximo.

Harry Potter e o Enigma do Príncipe (2005)

O sexto livro dá continuidade a saga a partir da prova de que Voldemort e seus seguidores, os Comensais da Morte, estão mais poderosos a cada dia. A onda de terror provocada pelo Lorde das Trevas afeta até mesmo o mundo dos trouxas. Harry parte rumo ao sexto ano em Hogwarts e se vê cada vez mais isolado à medida que os rumores de que ele é O Eleito - o único capaz de derrotar o Lorde das Trevas - se espalham pelo mundo dos bruxos.

Harry Potter e as Relíquias da Morte (2007)

Apresenta as aventuras finais de Harry Potter, agora com dezessete anos, e as suas tentativas de destruir o terrível bruxo das trevas. Voldemort está cada vez mais forte e Harry precisa encontrar e aniquilar as Horcruxes para enfraquecer o lorde e poder enfrentá-lo. Nessa busca, contando apenas com os amigos Rony e Hermione, Harry descobre as Relíquias da Morte, úteis na batalha do bem contra o mal.


Outros livros de J.K. ROWLING relacionados à Harry Potter:

  • Animais Fantásticos e Onde Habitam aparece em Harry Potter e a Pedra Filosofal como um dos livros didáticos indicados na lista de materiais necessários para alunos do primeiro ano em Hogwarts. No livro publicado, J. K. Rowling escreve como se fosse Newt Scamander, um famoso magizoologista (pessoa que estuda criaturas mágicas), listando e descrevendo alguns animais mágicos (inspirados na mitologia e outros totalmente originais) e os classifica de acordo com sua índole, que vai de "tedioso" a "extremamente perigoso".
  • Os Contos de Beedle, o Bardo aparece como um livro de ficção em Harry Potter e as Relíquias da Morte, descrito como um livro de contos-de-fadas popular para crianças bruxas de modo que, enquanto Rony Weasley está familiarizado com as histórias, Harry Potter e Hermione Granger nunca tinham ouvido falar nele, já que tiveram uma educação não-mágica. Beedle, o Bardo era um bruxo, autor de contos de fadas, que nasceu em Yorkshire, na Inglaterra. Neste livro estão os seguintes contos: "O Coração Peludo do Mago", "O Bruxo e o Caldeirão Saltitante", "A Fonte da Sorte", "Babbitty, a Coelha e seu Toco Gargalhante" e "O Conto dos Três Irmãos".
  • Quadribol Através dos Séculos, escrito por J. K. Rowling  como se fosse Kennilworthy Whisp, é uma réplica de um dos exemplares da biblioteca de Hogwarts e conta a história do quadribol, descrevendo a evolução do esporte. O jogo em si é analisado detalhando os jogadores, bolas e campo da partida, e listando algumas faltas e manobras de jogo. Também é feita uma relação dos times britânicos de quadribol e uma análise da popularidade do esporte em outros países.

 

J K Rowling

Os sete livros de Harry Potter e o  livro de contos estão disponíveis também em Braille e Livro falado. Consulte o catálogo online para saber em quais bibliotecas estão disponíveis estes e outros livros. Veja também a lista das bibliotecas pelas regiões de São Paulo.
Veja outras dicas de leitura.

Os temas das dicas de leitura são escolhidos ao acaso,  levando-se em conta o número expressivo de exemplares disponíveis nas bibliotecas.