Na Semana da Poesia, exposição reúne poesia e artes plásticas

Dentro da programação especial de comemoração da Semana da Poesia, a Biblioteca Alceu Amoroso Lima recebe a exposição Estados de Alma.

O tema abordado nessa mostra é reflexo da dupla nacionalidade da poetisa Ana André, que divide sua vida entre Brasil e Portugal há 32 anos. A abertura oficial ocorre dia 14 de março, Dia nacional da poesia, a partir das 20h.

Para montar a exposição, que abre ao público a partir do dia 15 de março, das 8h às 20h, Ana descobriu uma maneira harmoniosa de unir artes plásticas e poesia. Inspirada por Florbela Espanca, Cecília Meireles, Carlos Drummond de Andrade e Hilda Hilst, a artista criou o poema-título dessa exposição e também utilizou criações desses artistas que traduzem sentimentos relacionados à dupla nacionalidade e seus conflitos emocionais.

A técnica utilizada é conhecida como Assemblage e consiste no agrupamento de diversos materiais com o objetivo de brincar com o olhar do observador e provocar ilusões.

O trabalho de Ana André como poetisa poderá ser conferido também na publicação Objeto Poético, a ser lançada na abertura da exposição. A obra é uma compilação de poesias relativas ao tema Estados da Alma.

Serviço: Exposição Estados de Alma. Biblioteca Alceu Amoroso Lima – Temática em Poesia. Rua Henrique Schaumann, 777, Pinheiros, zona Oeste – tel.: 3082-5023 e 3899-0015. Próximo da praça Benedito Calixto. Abertura para convidados: Dia 14/03, a partir das 20h. Abertura para o público: De 15/03 a 28/04, De 2ª à Sáb., das 8h às 19h. Grátis