Dicas de Leitura - Nobel de Literatura

As dicas de leitura de maio homenageiam os cinco últimos contemplados ao prêmio Nobel de Literatura - Bob Dylan (2016), Svetlana Aleksiévitch (2015), Patrick Modiano (2014), Alice Munro (2013) e Mo Yan (2012) - indicando uma obra dos autores. É possível encontrar esses e vários outros autores premiados nos acervos das bibliotecas públicas.

Nobel de LiteraturaCriado por Alfred Nobel em 1901, o Nobel de Literatura é um prêmio literário concedido anualmente para um escritor, em razão de seus principais livros, sua mentalidade, seu estilo e suas filosofias, e não por uma obra em particular.

A escolha é feita pela Academia Sueca, que anuncia o vencedor em outubro de cada ano. Desde 1901, 113 escritores já receberam o prêmio. https://www.nobelprize.org/nobel_prizes/literature.

As bibliotecas públicas possuem em seu acervo várias obras desses autores. Selecionamos os cinco últimos contemplados e uma obra de cada para compor as dicas de leitura de maio.



2016 - Bob Dylan - “Por ter criado novos modos de expressão poética no quadro da tradição da música americana”
Crônicas
Primeiro volume de uma trilogia autobiográfica, onde estão registradas memórias sobre os primeiros anos da carreira de Bob Dylan, que nos guia pela Nova York dos anos 1960, a cidade onde ao buscar o sucesso, encontrou festas, descobertas literárias, amores passageiros e amizades verdadeiras.
 
2015 - Svetlana Aleksiévitch - "Pelos seus escritos polifônicos, um monumento ao sofrimento e coragem em nosso tempo”
A guerra não tem rosto de mulher
A história das guerras costuma ser contada sob o ponto de vista masculino - soldados e generais, algozes e libertadores. Trata-se de uma injustiça, pois se em muitos conflitos as mulheres ficaram na retaguarda, em outros estiveram na linha de frente. O propósito do livro é mostrar a narrativa feminina sobre os acontecimentos, por meio de depoimentos de mulheres combatentes soviéticas da Segunda Guerra Mundial.
 
2014 - Patrick Modiano“Pela arte da memória com a qual ele evocou os destinos humanos mais inatingíveis e descobriu a vida do mundo da ocupação [alemã]”
Para você não se perder no bairro
Uma saga íntima de um homem em busca da sua identidade. O romance conta a história de um escritor veterano cuja rotina solitária é alterada após receber a ligação de um desconhecido que alega querer devolver a ele uma caderneta de endereços e telefones. A partir do inusitado encontro, o leitor é conduzido por uma investigação detetivesca que desenterra fantasmas do passado, levando a história a um dos temas preferidos do autor: o período da ocupação da França pelos nazistas durante a Segunda Guerra.
 
2013 - Alice Munro“Mestra do conto contemporâneo”
Felicidade demais
Dez contos protagonizados por personagens femininas que vivem situações de grande sedução e violência. São mulheres de idades e ocupações diversas, mas todas elas, a certa altura da vida, deparam com acontecimentos que mudam o rumo de suas vidas.
 
2012 - Mo Yan - "Que com realismo alucinatório funde contos populares, história e contemporaneidade"
Mudança
Livro de memórias, que além de contar a história da vida de Mo Yan com muito humor e lucidez, também revela as mudanças ocorridas na China durante a segunda metade do século 20, entremeando as histórias de dois colegas de escola com a sua própria e criando um retrato muito particular, porém representativo da China. Com seu tom prosaico e despretensioso, o autor constrói uma trama perfeitamente amarrada e mostra seu apreço por uma linguagem inusitada e pelas surpresas da vida.

 

dicas de leitura

Veja também outros autores populares com obras disponíveis nas bibliotecas públicas: Pablo Neruda, Ernest Hemingway, John Steinbeck, Gabriel García Márquez, William Faulkner, Mario Vargas Llosa, Doris Lessing, José Saramago, Dario Fo, Gabriel García Márquez, Samuel Beckett, Jean-Paul Sartre, T. S. Eliot, George Bernard Shaw, Rudyard Kipling, e outros!


Consulte o nosso catálogo online para saber em quais bibliotecas estão disponíveis estes e outros livros. Veja também a lista das bibliotecas pelas regiões de São Paulo.
Veja outras dicas de leitura.

Os temas das dicas de leitura são escolhidos ao acaso,  levando-se em conta o número expressivo de exemplares disponíveis nas bibliotecas.