Dicas de Leitura - H. G. Wells

As dicas de leitura de abril homenageiam H. G. Wells, escritor lembrado pelas obras de ficção científica e quatro vezes nomeado ao Nobel de Literatura. Entre seus trabalhos notáveis estão A guerra dos mundos, O homem invisível, A Ilha do Dr. Moreau, A máquina do tempo, Os dias do cometa, Os primeiros homens da lua, Uma breve história do mundo, e No país das fadas e outras histórias fantásticas.

Desde  1º de janeiro de 2017 as obras de H. G. Wells (Herbert George Wells) passaram a ser de domínio público, isto é, não há mais restrições de direitos autorais uma vez que se completaram 70 anos da morte do autor. Selecionamos algumas obras clássicas para as dicas de leitura de abril; muitas delas podem ser encontradas na internet em pdf, no original inglês, nos sites do Domínio Público  e no Projeto Gutenberg, e diversas edições em português estão a disposição nas bibliotecas de SMB.

livros de H.G. Wells

Os dias do cometa
Os problemas da humanidade são solucionados quando um cometa atinge a atmosfera terrestre, no meio de uma guerra mundial, causando a perda de consciência de todos por algumas horas. Quando o mundo desperta, todos têm uma compreensão expandida do significado das coisas. Pouco depois a guerra acaba, surge uma nova utopia e a taxa de crimes é reduzida a quase zero.

A guerra dos mundos

Por anos os marcianos observaram e estudaram os humanos de longe, até que no final do século 19 eles viajam para a Terra e invadem os arredores da cidade de Londres, destruindo tudo à sua volta e aniquilando toda tentativa de retaliação por parte do exército Britânico. Quando os marcianos chegam na capital, a cidade é evacuada às pressas pela população desesperançosa. Os marcianos são derrotados, mas não pelos seres humanos.

O homem invisível
Griffin é um cientista ambicioso que se dedica à pesquisa em sistemas ópticos e desenvolve uma fórmula que o torna invisível, mas falha em sua tentativa de reversão. Passa a sair de casa com o rosto coberto por bandagens, intrigando os habitantes do vilarejo onde mora. As pequenas confusões e os acidentes cômicos causados por sua condição revelam o terror de um homem que perde a própria imagem.

A Ilha do Dr. Moreau

À deriva, Prendick é resgatado por um navio com a missão de levar algumas espécies de animais selvagens a uma pequena ilha e é obrigado a desembarcar junto com o carregamento. Lá, conhece Dr. Moureau, cientista foragido, acusado de fazer experiências dolorosas em animais,  e obcecado pela ideia de transformar animais em homens através de cirurgias e hipnose.

A Máquina do Tempo
Um intelectual desenvolve uma máquina capaz de se mover pela dimensão temporal. Com ela, viaja até ao ano de 802.701 onde encontra os Elóis, remanescentes dos seres humanos, que aparentemente vivem em um mundo paradisíaco, mas na realidade, servem de alimentos para os Morlocks, uma outra raça, que vive no subterrâneo.

No país das fadas e outras histórias fantásticas

Imortalizado por clássicos da literatura fantástica e romances científicos, H. G. Wells também foi um autor marcante na arte do conto. No país das fadas e outras histórias fantásticas reúne doze de suas histórias, onde o fantástico e o terror se alternam em narrativas envolventes que mostram um pouco desse lado menos conhecido do autor. Como curiosidade, também faz parte desta antologia o conto “Janela Indiscreta”, que serviu como inspiração para o filme homônimo de Alfred Hitchcock.

Os primeiros homens da lua
Professor Cavor, criou uma substância que não era afetada pela gravidade, e ao descobrir as implicações comerciais disso, o empresário Bedford liga-se ao projeto. Eles criam uma nave que os leva até a Lua. Chegando lá, os dois são capturados pelos selenitas, seres que formavam uma sociedade relativamente avançada sob a superfície lunar. Depois de um tempo em cativeiro, conseguem fugir, mas Cavor se fere e é recapturado pelos selenitas, enquanto Bedford consegue encontrar a espaçonave e retornar à Terra, onde publica os detalhes da sua história, incluindo material enviado por Cavor em mensagens transmitidas da Lua via rádio.

Uma breve história do mundo
A mesma curiosidade que moveu o escritor pela ficção científica é aqui aplicada em um de seus livros mais ambiciosos, onde faz um panorama sobre o planeta e a humanidade, desde o surgimento dos seres vivos, passando pela origem dos povos, das religiões, as grandes navegações, as guerras, a revolução industrial até chegar à Primeira Guerra Mundial. Estão presentes suas ideias sobre o progresso, sobre a política e a humanidade, aliando seu vasto conhecimento à fluidez da prosa jornalística, sem perder de vista que é impossível colocar um ponto final na História.


H. G. Wells

Consulte o nosso catálogo online para saber em quais bibliotecas estão disponíveis estes e outros livros. Veja também a lista das bibliotecas pelas regiões de São Paulo.
Veja outras dicas de leitura.

Os temas das dicas de leitura são escolhidos ao acaso,  levando-se em conta o número expressivo de exemplares disponíveis nas bibliotecas.