Curso Básico de Formação para Contadores de Histórias

Inscrições de 4 a 27 de abril nas Bibliotecas Belmonte, Camila Cerqueira César, Hans Christian Andersen e Narbal Fontes, participe!

curso de contadores na biblioteca Hans C. Andersen em 2015

O lista dos candidatos selecionados será publicada no dia 23 de maio neste site.
O curso será realizado aos sábados, de 4 de junho a 17 de setembro.


O Curso Básico de Formação para Contadores de Histórias chega ao 10º ano de sucesso na expansão da arte de contar histórias. Nesse semestre, serão quinze encontros semanais que acontecerão uma vez por semana, sempre aos sábados, em quatro bibliotecas do município.

Ao final do curso, os alunos farão uma apresentação aberta ao público.

Inscrições

• As inscrições estarão abertas de 4 a 27 de abril de 2016. Os interessados devem se dirigir à biblioteca de sua preferência, apresentando uma carta de intenção redigida em uma única lauda. Para escrever sua carta de intenção, por favor, escreva o que pulsa de verdade em seu coração e nos conte sobre o seu desejo de realizar esta formação: por que e para que você deseja fazer esse curso? Deixe-nos assim saber um pouco sobre você, o que realiza profissionalmente, o que gosta de de ler, e se puder, nos conte um sonho de vida.
• Essa carta será decisiva para a escolha dos participantes e está sujeita a um processo de seleção que será realizado por uma comissão integrada por profissionais da área de narração de histórias não vinculados ao Sistema Municipal de Bibliotecas.
• Para participar é necessário ter no mínimo de 18 anos de idade no ato da inscrição.
• Cada Biblioteca terá 30 selecionados, além de 5 candidatos incluídos na lista de espera. O participante poderá se inscrever em apenas uma Biblioteca, sendo passível de cancelamento de todas as inscrições efetuadas.
   
Frequência
É obrigatória a presença de todos os candidatos selecionados na primeira aula, sob risco de perder a vaga para a próxima pessoa na lista de espera. Os cinco nomes selecionados para a lista de espera são bem-vindos no primeiro dia. Serão permitidas até duas faltas no decorrer do curso, com justificativa.

Certificado
Para os alunos que concluírem o curso com o mínimo de carga horária exigida, será emitido certificado. O mesmo não será valido para fins de promoção nas carreiras públicas.
  
Locais e horário do curso
 
Biblioteca Belmonte – das 9h30 às 12h30
Com Robson Santos, doutorando em Design (Universidade Anhembi Morumbi), mestre em Educação, Arte e História da Cultura (Mackenzie), professor universitário, contador de histórias, ator, educador brincante, escritor e pesquisador da Cultura Popular Brasileira.
Professora assistente: Rita Nasser.

Biblioteca Camila Cerqueira César
– das 9h30 às 12h30

Com Cristiana Ceschi, atriz (Bayside College – Austrália); Cientista Social (FFLCH-USP) e mestre em Ensino e Aprendizagem da Arte (ECA-USP). Conta histórias desde 2001 em espaços diversos com especial interesse em intervenções narrativas no espaço público e em ambientes hospitalares, lugares inspiradores para sua linha de pesquisa: a conciliação entre Arte e Ciência, entre o Mundo Encantado e a Contemporaneidade, entre o Ancestral e o Novo.
Professora assistente: Emilie Andrade.

Biblioteca Hans Christian Andersen
– das 13h às 16h

Com Sandra Lessa, doutoranda em Artes da Cena (Unicamp), mestre pela mesma Instituição e graduada em Comunicação das Artes do Corpo (PUC-SP). Autora do livro 'O Narrador está em quem ouve: o estudo de histórias de vida no trabalho do ator' (NEA Edições, 2015). Pesquisa a narratividade de histórias de vida e os modos de transpô-las para a poética do contador de histórias e narra contos da tradição oral em ambientes hospitalares. Sua linha de pesquisa é revelar a poesia humana existente nas histórias.
Professor assistente: Márcio Maracajá.

Biblioteca Narbal Fontes
– das 13h às 16h
Com Ivani Magalhães, mestre em Educação (PUC-SP) com formação em Psicologia e Pedagogia. Atua como docente em cursos de Graduação e Pós-Graduação na área de Educação. Idealizadora e coordenadora do curso de Pós-Graduação “Linguagens da Infância” e coordenadora do Projeto “Conta Comigo!” – Núcleo de Estudos sobre a Arte de Contar Histórias. Atua como contadora de histórias com apresentações para crianças e adultos. Ministra oficinas e workshops sobre a Arte de Contar Histórias, Brinquedoteca, entre outros temas vinculados à infância e à ludicidade.
Professora assistente: Gislaine Caitano.