Dicas de Leitura... 5, 10, 15, 20, 25, 30 e 40!

Eram cinco, Histórias do Rio em dez pessoas, O quinze, Lira dos vinte anos, 25 anos do Menino Maluquinho, A guerra dos trinta anos e Ali Babá e os quarenta ladrões


Eram cinco - Ernst Jandl

Na sala de espera de um consultório médico, cinco pacientes amedrontados aguardam o atendimento. Porém, a cada vez que um doente termina a consulta, os outros percebem o quanto ele se transformou e o medo passa a dar lugar ao conforto e à confiança no médico. Este livro infantil é uma fábula que dá às crianças a surpresa da descoberta de que não há mistério em ir ao médico.

Histórias do Rio em dez pessoas - Roberto Saturnino Braga

Definido como "um canto de amor" ao Rio de Janeiro, o livro reúne, em dez capítulos, dez personagens, em momentos diversos do século XX, que participam romanticamente de acontecimentos históricos da cidade.

O quinze - Rachel de Queiroz
Romance de caráter regionalista, o livro retrata a seca do Nordeste brasileiro no começo do século XX ao mesmo tempo que aborda a vida de Conceição, professora comunitária que sempre fora apaixonada por livros e ideais "estranhos" para seu povo, como o feminismo e o socialismo, e a história do vaqueiro Chico Bento, que tenta ir para o Norte para fugir da seca com sua esposa e seus cinco filhos.

Lira dos vinte anos - Álvares de Azevedo

Seguindo a rota da poesia romântica brasileira, os poemas deste livro estão divididos em duas partes: uma, inspirada em Ariel, anjo do teatro shakespeariano, com poemas sentimentalistas, idealistas e melancólicos e outro, inspirado em Caliban, outro personagem de Shakespeare, com poemas irônicos e mórbidos.

25 anos do Menino Maluquinho - Ziraldo
Essa edição de comemoração da história do garoto que anda com uma panela na cabeça tem uma proposta diferente: Ziraldo convida vinte e cinco cartunistas para adaptarem aos seus traços histórias inéditas do Menino Maluquinho.

A guerra dos trinta anos - Stephen J. Lee

Este livro investiga a conturbada era da história da Europa Medieval, nos anos de 1618 a 1648, onde uma série de conflitos de diversos motivos resultou num período histórico conhecido como A Guerra dos Trinta Anos. Stephen mostra ser inconsistente afirmar, como se aprende nas escolas, que os motivos que levaram à guerra foram fortemente religiosos, e desvenda os interesses por trás dos acontecimentos.

Ali Babá e os quarenta ladrões - Vários autores
Em história proveniente das mil e uma noites, clássico da literatura árabe, o lenhador Ali Babá descobre uma caverna mágica onde 40 ladrões guardavam suas riquezas, que se abre toda vez que alguém grita em sua porta "Abre-te, Sésamo".


Consulte o nosso catálogo online para saber em quais bibliotecas estão disponíveis estes e outros livros.

Veja também a lista das bibliotecas pelas regiões de São Paulo.