Dicas de Leitura - Trilogias

Cinquenta tons de cinza, Divergente, Millenium, O século, A seleção e Senhor dos anéis são as trilogias destacadas nas dicas de leitura de julho.

Dicas de leitura: Trilogias


As trilogias de ficção vêm ganhando cada vez mais espaço entre escritores e leitores, e muitas dessas obras figuram na lista dos livros mais lidos
nos últimos anos em nossas bibliotecas. Em julho, confira algumas dicas de trilogias que estão fazendo grande sucesso no Brasil e no mundo.

Cinquenta tons de cinza – E. L. James
Livros: Cinquenta tons de cinza, Cinquenta tons mais escuros e Cinquenta tons de liberdade
Quando Anastasia Steele entrevista o jovem empresário Christian Grey, descobre nele um homem atraente, mas profundamente dominador. Incapaz de resistir à beleza discreta e à timidez de Ana, Grey admite que também a deseja, mas em seus próprios termos. Por trás da fachada de sucesso - os negócios multinacionais, a vasta fortuna, a amada família, Grey é um homem atormentado pelo passado e consumido pela necessidade de controle.

Divergente – Verônica Roth
Livros: Divergente, Insurgente e Convergente
A distopia narra a trajetória de Beatrice, uma jovem nascida numa Chicago futurista, dividida em cinco grandes facções (Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição) que ditam a vida em sociedade. Porém, no teste de aptidão para saber de qual facção faz parte, a garota descobre que é uma Divergente, o que significa ter características que pertencem a mais de uma facção, o que é considerado perigoso pelos governantes.

Millenium – Stieg Larsson
Livros: Os homens que não amavam as mulheres, A menina que brincava com fogo e A rainha do castelo de ar
A trilogia entrelaça a história da jovem e perturbada hacker Lisbeth Salander com a do jornalista investigativo Mikael Blomkvist, a partir da oferta que o megaempresário Henrik Vanger faz aos dois para que descubram o paradeiro de sua filha, desaparecida em 1966. A partir daí, uma complexa aventura de mistérios se descortina em torno da história dos dois e o submundo do crime sueco emerge em batalhas sangrentas e cruéis.

O século – Ken Follett
Livros: Queda de gigantes, O inverno do mundo e Eternidade por um fio
A trilogia narra a trajetória de cinco famílias européias através do século XX, os britânicos Williams, os russos Peshkov, os alemães Von Ulrich e os americanos Dewar. Com o desenrolar das tramas de amor, ódio e poder, as histórias das famílias vão se entrelaçando, e importantes fatos da história da Europa vão servindo como pano de fundo.

A seleção – Kiera Cass
Livros: A seleção, A elite e A escolha
A Seleção é uma espécie de campeonato em que, num mundo futuro, uma jovem de cada uma das 35 províncias do país Iléa, antigamente Estados Unidos, busca ser escolhida pelo Príncipe para entrar em uma vida de luxos, livrando-as da vida miserável que levam nas províncias. Para a artista America Singer, porém, a escolha representaria um pesadelo, pois significaria abandonar sua família e amor. Ao conhecer o príncipe, entretanto, America percebe que tem um futuro mais grandioso e difícil que jamais pôde sonhar na história de Iléa.

Senhor dos Anéis – J. R. R. Tolkien
Livros: A Sociedade do Anel, As duas torres e O retorno do Rei
A trilogia britânica narra as aventuras mitológicas de Frodo Bolseiro na Terra Média, para proteger os poderosos anéis desejados pelo poderoso Sauron, o Senhor do Escuro, que planeja reuni-los para dominar o mundo. As criaturas e os lugares criados no imaginário fantástico do autor funcionam como arquétipos e representantes do mundo real, principalmente da Segunda Guerra Mundial, período em que os livros foram escritos.

Consulte o nosso catálogo online para saber em quais bibliotecas estão disponíveis estes e outros livros.

Veja também a lista das bibliotecas pelas regiões de São Paulo.