Dicas de Leitura - Literatura Infantil Internacional

Shel Silverstein, Margaret Wise Brown, Charles Perrault, Frances Hodgson Burnett e Maurice Sendak são os autores escolhidos para as dicas de leitura de junho.

Dicas de Leitura Junho 2015

Continuando as dicas de literatura infantil, selecionamos para junho alguns dos grandes títulos infantis, clássicos e recentes, publicados ao redor do mundo e traduzidos para o português. Confira nossas dicas de literatura infantil internacional e incentive a leitura para crianças, jovens e adultos.

A árvore generosaShel Silverstein
A narrativa do amor entre um garoto e uma árvore é ideal não apenas para crianças, mas para pessoas de todas as idades. O livro de Silverstein esconde, por detrás da linguagem precisa e da ficção simples, uma complexa visão sobre como a humanidade está abandonando a natureza em troca do consumo e o quanto isso é prejudicial para as pessoas, os animais e o mundo.

Boa noite, LuaMargaret Wise Brown
Com rimas de fácil memorização, um pequeno coelhinho, na hora de dormir, deseja boa noite a todas as coisas que o cerca, como a Lua, os cômodos da casa e os objetos do quarto,  e até mesmo coisas intangíveis, como o “ninguém”. Um jeito divertido de treinar a percepção das crianças com o mundo ao seu redor.

Contos de Perrault – 
Ruth RochaCharles Perrault e Gonzalo Cárcamo
A escritora brasileira Ruth Rocha reconta clássicos dos contos de fadas reunidos e eternizados pelo escritor francês Charles Perrault no século XVIII, com histórias queridas até hoje pelas crianças. Contos como Chapeuzinho Vermelho, A Bela Adormecida, O Gato de Botas e tantos outros que marcam infâncias através dos anos, em narrativas adequadas às crianças do século XX e XXI.

O Jardim SecretoFrances Hodgson Burnett e Ana Maria Machado
Mary, seu amigo Dickon e seu primo Collin, gastam seu tempo trabalhando com muita dedicação na reconstrução do Jardim Secreto, um terreno próximo à casa de tio Archibald Craven, fechado e abandonado há mais de uma década, por causa de um grave e misterioso acidente que lá acontecera. Ao fim do trabalho, as crianças enfrentam uma grande transformação, aprendendo muito sobre persistência, companheirismo, força e a importância da amizade.

Onde vivem os monstros?Maurice Sendak
Um dia, o pequeno Max, com sua fantasia de lobo, é mandado para cama sem jantar, por ter sido desobediente. A partir daí, começa uma fantástica aventura em uma ilha onde Max é aclamado rei por simpáticos monstros, que personificam conflitos entre obediência e rebeldia.

Todas as aventuras de Pedro, o coelhoBeatrix Potter
Este livro reúne as divertidas e doces histórias de Pedro, um coelhinho esperto e muito teimoso que precisa usar da inteligência, da agilidade, do companheirismo e de outras habilidades para escapar, com muita diversão, das enrascadas em que ele e seus amigos se metem.

As viagens de Gulliver Jonathan Swift
O livro narra as aventuras que Lemuel Gulliver viveu quando perdeu seu barco em uma tempestade que enfrentou no meio de sua viagem ao redor do mundo. Na busca por um lugar seguro, Gulliver encontra terras mágicas, onde lida com populações de minúsculos habitantes, terras de gigantes cruéis, uma cidade de pessoas imortais e até mesmo uma nação governada por cavalos. Os desafios enfrentados nesses lugares só tornam cada vez mais forte o desejo de retornar à sua terra natal, o que só será possível depois de importantes descobertas sobre si mesmo e seu local de origem. 

Consulte o nosso catálogo online para saber em quais bibliotecas estão disponíveis estes e outros livros. Para consultar mais títulos com o tema relacionado, experimente a busca pelas palavras-chave literatura infantil e literatura infantojuvenil.
Atenção: o link do título é elaborado por um ISBN para facilitar o direcionamento para o catálogo online. Pesquise também pelo autor, título ou assunto para localizar outras edições e as bibliotecas.

Consulye a lista das bibliotecas pelas regiões de São Paulo.

Veja aqui outras Dicas de leitura.