Dicas de Leitura Especial - São Paulo 461 anos

Em comemoração ao aniversário de São Paulo no dia 25 de janeiro, selecionamos algumas obras para você prestigiar nossa cidade com literatura!

Dicas de leitura especial São Paulo

1922: A semana que não terminouMarco Augusto Gonçalves
Misturando reportagem e relato histórico, o livro de Marco Augusto Gonçalves desvenda, a partir de intensa pesquisa a documentos e principais veículos da imprensa, um dos principais momentos culturais da história de São Paulo e da arte brasileira: A semana de arte moderna, que aconteceu em fevereiro de 1922. Entre biografias dos principais envolvidos, relatos dos antecedentes que levaram à semana e ‘causos’ curiosos do decorrer do evento, Gonçalves descortina a lógica e o cotidiano das cordas motoras da cidade no início do século XX.
Semana de Arte Moderna (1922 : São Paulo, SP) - História; Reportagens e repórteres - São Paulo (SP); Modernismo (Arte) - História; Arte - São Paulo (SP) - História

Anarquistas, graças a Deus - Zélia Gattai
Misturando literatura e autobiografia, o romance de estreia de Zélia Gattai relata crônicas da infância da autora, criada em São Paulo por sua família de pobres italianos anarquistas, que desaguaram na cidade com uma série de outros conterrâneos durante a industrialização brasileira. Numa narrativa leve e que, por muitas vezes, alcança o bom humor e a comédia, Zélia acaba traçando um perfil visto “de dentro” dessa parte tão expressiva da população paulistana do século XX. O sucesso do livro rendeu uma minissérie de mesmo título, exibida pela Rede Globo em 1984.
Gattai, Zélia, 1916-2008; Italianos - São Paulo (Estado) - Ficção; Escritoras brasileiras - Autobiografia; Poligrafia brasileira - Século 20

Avenida PaulistaLuiz Gê
Figurando, talvez, entre os mais prestigiados HQ’s contemporâneos, a obra de Luiz Gê ganhou novas edições nos últimos anos e está em prateleiras de livrarias e bibliotecas de toda a cidade. Resultado de uma pesquisa profunda e uma ficção fantasiosa, os quadrinhos vão compondo a trajetória dos cem anos de história da avenida mais importante da cidade e do país.
Romance em quadrinhos

Brás, bexiga e barra fundaAntônio de Alcântara Machado
Publicado em 1927, em plena efervescência modernista, o livro de Antônio de Alcântara Machado sobre os italianos que aportaram na cidade é, talvez, um dos mais lidos em literatura infanto-juvenil brasileira, retratando um período importante para o desenvolvimento dessa metrópole que hoje é a mais importante do país.
Contos Brasileiros - Século 20

Contos NovosMário de Andrade
Obra publicada posteriormente à morte do poeta paulistano, as nove histórias do volume são resultados de processos longos de elaboração por parte do autor. À revelia do modernismo inventivo que Mário ajudou a caracterizar e popularizar no Brasil, esses contos apresentam preocupação estética mais voltada ao realismo, com personagens, enredos e histórias mais bem acabados, laborados até a exaustão em várias versões de texto.
Contos brasileiros - Século 20

Em que ano estamos? Uma expedição pela história da São PauloMárcia Camargos; ilustrações Rodrigo Rosa
No livro publicado pela doutora em história Márcia Camargos, cinco crianças e seu tio embarcam em viagens no tempo para momentos importantes da história de São Paulo. O contato feito pela ótica da literatura infanto-juvenil torna a leitura e a análise de fatos e eventos históricos prazerosa e orgânica para todos os públicos. Diversas fotos e ilustrações históricas vão aparecendo no decorrer do livro.
Literatura infantojuvenil; São Paulo (SP) - História - Literatura infantojuvenil

Militão Augusto de Azevedo: São Paulo nos 1860 Militão Augusto de Azevedo
Este livro reúne trabalhos de um dos mais ativos fotógrafos da cidade no século XIX. Neste trabalho, podem-se conhecer retratos de como se constituiu as ruas, os bairros e, enfim, as histórias de uma cidade que hoje pouco ou nada existe, mas que foi o ponto de onde se formou a megalópole que hoje conhecemos.
Azevedo, Militão Augusto de, 1837-1905 - Fotografia - São Paulo (SP) - História - Século 19; Fotografia - Santos (SP) - História - Século 19; Fotógrafos - Brasil; Santos (SP) - História - Fotografias e ilustrações

Marco Augusto Gonçalves, Zélia Gattai, Luiz Ge, Antônio de Alcântara Machado, Mário de Andrade, Márcia Camargos e Militão Augusto de Azevedo foram os autores da vez, mas há muito sobre a cidade de São Paulo.

Estes e outros títulos podem ser emprestados gratuitamente mediante inscrição na biblioteca. Para saber mais como se inscrever e retirar livros consulte o Regulamento de empréstimo do Sistema Municipal de Bibliotecas (SMB).

Veja aqui outras Dicas de Leitura com livros do acervo SMB.

__________________________________________________________________________________________

ATENÇÃO: os links dos títulos são elaborados por um ISBN para facilitar o direcionamento da obra no catálogo online. Pesquise também pelo autor, título ou assunto para localizar outras edições e a disponibilidade. Consulte o Catálogo Online para saber em quais bibliotecas estão disponíveis estes e outros livros.

Consulte a lista das bibliotecas pelas regiões de São Paulo para localizar a mais perto de você.