Dicas de Leitura - José de Anchieta

José de Anchieta, Frei Galvão e Madre Paulina são os três Santos brasileiros

Nossas dicas de leitura de abril homenageiam Padre José de Anchieta, que foi beatificado em 1980 pelo papa João Paulo II e em 3 de abril de 2014 canonizado pelo Papa Francisco, tornando-se o terceiro santo brasileiro da Igreja Católica.

São José de Anchieta agora se junta a Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus (Madre Paulina), canonizada em 2002 pelo Papa João Paulo II, e a Frei Galvão, que se tornou em 2007, no papado de Bento XVI, o Santo Antônio de Sant'Ana Galvão.

José de Anchieta é também patrono da biblioteca de Perus. Acesse o site da Biblioteca Padre José de Anchieta para ler a biografia de seu patrono, o histórico da biblioteca e outras informações.

Dicas de Leitura - José de Anchieta

Veja abaixo livros que falam sobre vida e obra dos santos brasileiros.


Poemas: lírica portuguesa e tupi - José de Anchieta
Neste volume, vislumbram-se os altos momentos líricos que a poesia anchietana atinge. Em meio a índios e a colonos rudes, em meio a inúmeras tarefas que seu trabalho de missionário lhe impunha, Anchieta pôde ser um místico de profunda singeleza, o que faz a grandeza de seu estilo.

José de Anchieta: Poeta e Apóstolo - Luciano Ramos
Mais do que a vida de José de Anchieta, a obra procura esboçar em largos traços a personalidade desse jovem jesuíta, com base em seus sonhos, verdadeiras visões segundo alguns testemunhos fidedignos, suas intervenções com os responsáveis pela edificação da jovem colônia portuguesa nos Brasis, suas poesias e suas orações, que refletem o mais íntimo de sua alma de missionário e de sacerdote. Segue-se, porém, a ordem cronológica, desde sua visão de são Miguel, no navio que o transportava com o grupo de jesuítas para a Bahia, na comitiva de Duarte da Costa, em 1553, até a sua morte.

José de Anchieta, o Apóstolo do Brasil - Pedro Américo Maia
O livro mostra um José de Anchieta que trabalhou na evangelização dos índios, foi catequista, dramaturgo, poeta, gramático e lingüista - nosso primeiro professor e escritor. Relata como nasceu uma das suas maiores obras, São Paulo, hoje a maior cidade do país, resultado de um projeto voltado para a educação. José de Anchieta. O apóstolo do Brasil conta essa história com uma linguagem gostosa, rica em detalhes e com o auxílio de fotos e ilustrações coloridas.

Frei Galvão: O primeiro Santo brasileiro - Armando Alexandre dos Santos
A vida exemplar de Santo Antônio de Sant'Ana Galvão, mais conhecido como Frei Galvão.Um frade católico e primeiro santo nascido no Brasil. Foi canonizado pelo papa Bento XVI durante sua visita ao Brasil (São Paulo) em 11 de maio de 2007.

Madre Paulina. Uma surpresa de Deus - Pe. José Artulino Besen (Braille)
Santa Paulina, uma surpresa de Deus narra a história da humilde e piedosa Amábile Lúcia Visintainer, que em 1865 inicia sua história santa no sul do Brasil e que, depois de sessenta anos de sua morte, culminaria na canonização da primeira santa brasileira, Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus.


Consulte o nosso catálogo online para saber em quais bibliotecas estes títulos estão disponíveis.

Veja também a lista das bibliotecas pelas regiões de São Paulo.