Poesia na biblioteca

Programação especial em comemoração ao dia nacional e ao dia internacional da poesia

A Biblioteca Temática Alceu Amoroso Lima promove uma programação especial este mês. No dia nacional da Poesia (14 de março), haverá o “Zap! Slam Especial”. No dia 16, é a vez da apresentação de “Stand Up Poetry” com Serginho Poeta. Nos dias 19, 20 e 21 (dia internacional da Poesia), ocorre o ciclo de palestras com Cláudio Willer. Confira!


Slam Poesia

ZAP! SLAM ESPECIAL “DIA NACIONAL DA POESIA”

ZAP! Zona Autônoma da Palavra é o primeiro "slam de poesias" brasileiro, promovido há quatro anos pelo Núcleo Bartolomeu de Depoimentos [Teatro Hip-Hop]. Mensalmente o microfone é ligado e a nova geração poético-literária paulistana exibe a produção textual, declamada ou cantada. Os poemas devem ser próprios, ter no máximo 3 minutos e serem apresentados sem acompanhamento musical, figurinos ou acessórios.
O encontro é divido em duas partes: no “microfone aberto” o público é convidado a declamar, ler ou, até mesmo, cantar uma poesia autoral ou de terceiro; depois, é iniciado o slam (campeonato de poesia), dividido em três rodadas. A cada edição do slam, o júri formado pelo público escolhe melhor slamer, poeta-competidor, que no final do ano concorrem ao prêmio de poeta do ano.

Sobre o Slam:
Um slam diz respeito basicamente a duas coisas: poesia + performance. Para se entender o Slam é preciso primeiro falar em spoken word. Literalmente “palavra falada”, ou poeticamente “poesia falada”, o "spoken word" é uma performance na qual as pessoas recitam textos. Pode acontecer em vários contextos: literatura, artes plásticas, música, mas sempre com foco na oralidade.
Slams ou poetry slams são encontros de poesia onde há performances de spoken word, geralmente em forma de competição. Criado por Marc Smith em Chicago, nos anos 80, o Slam trouxe uma renovação para a poesia oral e valorizou a arte da performance poética, crescendo rapidamente e se propagando por todo mundo.
Dia 14 de março às 19h


Serginho


Como Nasce Um Poeta – Stand Up Poetry

Com Serginho Poeta
Poeta de destaque nos saraus da zona sul e dos movimentos culturais, Serginho Poeta retrata em sua obra o cotidiano da periferia e as dificuldades que os moradores enfrentam, como a violência e falta de acesso aos direitos básicos. Uma de suas poesias mais conhecidas, "Negro, poeta de esquina", conta a história de um poeta negro que sofre as dores do preconceito em uma abordagem policial. A apresentação, bem-humorada, é inspirada no formato Stand Up Comedy e conta com o acompanhamento musical de Luís Vitor Maia.
Dia 16 de março às 19h

Willer


Ciclo “A prosa poética e o poema em prosa: convergências”
Com Cláudio Willer
Em “O arco e a lira”, Octavio Paz pergunta: “Se reduzirmos a poesia a umas poucas formas – épicas, líricas, dramáticas –, o que faremos com os romances, os poemas em prosa, e esses livros estranhos que se chamam Aurélia, Os cantos de Maldoror ou Nadja?”
A série de três palestras examinará esses e outros “livros estranhos”, que desafiam classificações em gêneros e formas literárias. Tratará de obras que já são referência na poesia em prosa, como Iluminações de Rimbaud, mostrando, nelas, a expressão não-discursiva e o relato onírico; e do paroxismo dessas características em André Breton, Robert Desnos e outros surrealistas. Da literatura brasileira do século 20, examinará a prosa poética em autores tão diversos como Jorge de Lima, Guimarães Rosa e, com especial atenção, por demandar mais leitura, Campos de Carvalho. Também examinará portugueses contemporâneos, como Herberto Helder. A intenção é interpretá-los; mostrar a riqueza de sentidos em obras que, aparentemente, destroem a relação de significação; e valorizar o alcance subversivo, sua rebelião contra o senso comum e a lógica do discurso. Pretende-se, desse modo, estimular a imaginação e contribuir para ampliar a capacidade de leitura dos participantes, além de promover debate.

Inscrições diretamente na unidade.

* Claudio Willer é poeta, ensaísta e tradutor. Doutor em Letras pela USP, publicou Geração Beat, Estranhas Experiências, Dias Circulares, Lautréamont - Os Cantos de Maldoror e Poesias e Cartas, entre outros livros.
Dias 19, 20 e 21 de março, das 19h30 às 21h30