Dicas de Leitura – Agosto Caipira

Aproveite o mês de agosto para conhecer as tradições do nosso povo caipira.

Dicas de Leitura Folclore

Agosto é o mês do folclore. E o folclore brasileiro muito tem a ver com o povo do campo.

Segundo o Wikipedia “Caipira é um termo de origem tupi que designa, desde os tempos coloniais brasileiros, o morador da roça, os mestiços de branco e índia que, no século XVIII, eram recenseados como "bastardos", os racialmente impuros da mestiçagem indígena com o português. A designação alcançou, sobretudo, populações da antiga capitania de São Vicente, depois capitania de São Paulo, que abrangia extensa região que ia de Minas Gerais à região de Lajes, no atual estado de Santa Catarina, abrangendo ainda Mato Grosso e Goiás. O termo "caipira", no entanto, costuma ser utilizado com mais frequência no estado de São Paulo.”
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Caipira)

Nas Bibliotecas você encontra grandes livros sobre a cultura popular, a música e a literatura caipira. Confira abaixo algumas de nossas dicas.

Urupês
Monteiro Lobato
Obra de estreia do autor e que apresenta ao público um dos seus mais conhecidos personagens, o Jeca Tatu. São quatorze contos com a temática da vida cotidiana do caboclo, através de seus costumes, crenças e tradições.

Música caipira: da roça ao rodeio
Rosa Nepomuceno
Através de histórias, entrevistas, letras, discografias, fotos e mapas, o livro percorre o caminho da música rural do país, desde Cornélio Pires, nos anos 1920, até os caipiras-pop, que estão fazendo o caminho de volta à cultura rural tradicional.

Cultura popular: temas e questões
José Ramos Tinhorão
O livro é formado por onze artigos que abordam diferentes temas e questões, nos convidando a uma viagem pela história de diversos gêneros de nossa arte popular, antigas e novas manifestações, muitas esquecidas ou desconhecidas - todas elas explicadas por um dos mais importantes pesquisadores do ramo.

O que é música sertaneja
Waldenyr Caldas
Desde 1929, a música sertaneja sofre o preconceito da crítica: "cafona", "inexpressiva", "redundante". Mesmo assim ela sempre atingiu um grande público no interior e na periferia das grandes cidades. Hoje, com o crescimento das cidades, após ter sido elogiada pelos tropicalistas e recebido influências dos cowboys americanos, a música sertaneja atinge os grandes meios de comunicação.

Acorde na aurora: música sertaneja e indústria cultural
Waldenyr Caldas
O objetivo do trabalho é estudar o significado ideológico da música sertaneja em São Paulo como contribuição a um setor da comunicação de massa no Brasil.

Mazzaropi: a imagem de um caipira
Andréa Cristina Bisatti
Busca pelas conexões entre a obra e o contexto específico que lhe serve de origem.

Além de livros, você encontra filmes do famoso caipira Amácio Mazzaropi no acervo da Biblioteca Temática em Cinema Roberto Santos.

Agosto Caipira

Confira nossa programação especial em comemoração ao Agosto Caipira.

Consulte o nosso catálogo online para saber em quais bibliotecas estes títulos estão disponíveis

Veja também a lista das bibliotecas pelas regiões de São Paulo.