Dicas de Leitura - O Brasil e suas histórias

O Brasil e suas histórias - Aprendendo a história de um jeito diferente.


No mês de abril comemoramos duas datas importantes para o nosso país: o dia 21 de abril, morte de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, mártir da Inconfidência Mineira; e o dia 22 de abril, descobrimento das terras brasileiras por Pedro Álvares Cabral.

Nas prateleiras das Bibliotecas do Sistema Municipal você encontra livros que contam essas histórias de jeitos bem divertidos e diferentes.

dicas de leitura



Era uma vez Tiradentes
Julieta de Godoy Ladeira
Através de uma história dentro de outra, a autora diverte e ensina. É a história de Tiradentes, humano, gente, cheio de planos e sonhos, de luta e de fé.

Joaquim José – A história de Tiradentes para crianças
Hélio Jardim Faria
No meio de um povo triste e insatisfeito, que via, sem reagir, o rei mandar toda a riqueza de sua terra para um reino distante, surge a figura de Tiradentes: um homem simples, corajoso e idealista, cuja luta provou que o ideal de liberdade é maior do que o medo e a própria morte. Um relato da Inconfidência em linguagem acessível e didática.

Brasil: Terra à Vista! – A aventura ilustrada do descobrimento
Eduardo Bueno
A história do descobrimento do Brasil é contada a partir da "visão da proa" (os portugueses que chegavam) e "a visão da praia" (o ponto de vista dos habitantes de Pindorama, "a terra das palmeiras"). Um conjunto de mapas garante ao leitor uma permanente referência dos grandes acontecimentos, viagens e da organização do mundo nos séculos XV e XVI.

Nuno descobre o Brasil
José Roberto Torero
Nova versão sobre a viagem do Descobrimento, num relato encantador escrito com muita imaginação e bom-humor. Nuno é um garoto que gosta de se aventurar. Perdido e faminto em Lisboa, decide embarcar na frota do capitão Pedro Álvares Cabral trabalhando como grumetes e apronta as maiores travessuras durante a viagem!

O Descobrimento do Brasil – RPG para iniciantes
Luiz Eduardo Ricon
Embarque numa caravela e enfrente tempestades, calmarias e naufrágios na incrível aventura do Descobrimento do Brasil. Cruze o oceano em busca de glória e riqueza e seja o primeiro a gritar: Com o livro, além de aprender passo a passo como jogar RPG, você vai descobrir os segredos e as histórias por trás da incrível viagem de Pedro Álvares Cabral e vai poder criar suas próprias aventuras no momento mais fascinante da História do Brasil: o seu começo!

A viagem de Cabral
Alfredo Boulos Junior
Como pensavam as pessoas na época da viagem de Cabral? Como era a vida social da população? E a educação, saúde, arte, lazer, religião, relações familiares e de trabalho? Neste livro você vai conhecer a história do dia-a-dia no tempo do descobrimento do Brasil.




Procure mais livros de seu interesse no catálogo online.