Biografia do Presidente John Fitzgerald Kennedy ( ex-patrono)

Ex-patrono da Biblioteca Presidente Kennedy (Biblioteca de Santo Amaro) que teve nova denominação como Biblioteca Municipal Prefeito Prestes Maia.

John Fitzgerald Kennedy - imagem domínio público https://pt.wikipedia.org/wiki/John_F._Kennedy#/media/Ficheiro:John_F._Kennedy,_White_House_color_photo_portrait.jpgJohn Fitzgerald Kennedy (JFK) nasceu em Brookline, Massachusetts em 29 de maio de 1917 e morreu assassinado em 22 de novembro de 1963 em Dallas, Texas. Era filho de Joseph P. Kennedy e Rose Fitzgerald. Em 1953 casou-se com Jacqueline Bouvier (Jackie Kennedy) e com ela teve dois filhos: Carolyn e John F. Jr.

Foi um político norte americano que serviu como 35° presidente dos Estados Unidos (1961–1963) e é considerado uma das grandes personalidades do século XX. Eleito em 1960, Kennedy tornou-se o segundo mais jovem presidente do seu país, depois de Theodore Roosevelt. Durante o seu governo houve a Invasão da Baía dos Porcos, a Crise dos mísseis de Cuba, a construção do Muro de Berlim, o início da Corrida espacial, a consolidação do Movimento dos Direitos Civis nos Estados Unidos e os primeiros eventos da Guerra do Vietnã.

Formou-se na Universidade de Harvard. Durante a Segunda Guerra Mundial, ficou conhecido pela sua liderança na área do Pacífico Sul quando ganhou popularidade e começou sua carreira política. Kennedy representou o Estado de Massachusetts como um membro da Câmara dos Deputados a partir de 1947 até 1953 e depois como Senador de 1953 até que se tornou presidente em 1961. Com 43 anos de idade, foi o candidato presidencial do Partido Democrata nas eleições de 1960, derrotando o Republicano Richard Nixon em uma das eleições mais apertadas da história presidencial do país. Também foi o único católico a ser eleito presidente dos Estados Unidos. Kennedy apoiava a integração racial e os direitos civis. Também queria que os Estados Unidos liderassem a corrida espacial e lutou pelo Programa Apollo. Sua máxima como presidente era “Não pergunte o que o seu país pode fazer por você, pergunte o que você pode fazer por seu país”.

O presidente Kennedy morreu assassinado em 22 de novembro de 1963 em Dallas, Texas. O ex-fuzileiro naval Lee Harvey Oswald foi preso e acusado do assassinato, mas foi morto dois dias depois, por Jack Ruby e por isso não foi julgado. A Comissão Warren concluiu que Oswald agiu sozinho no assassinato. No entanto, o Comitê da Câmara sobre Assassinatos descobriu em 1979 que talvez tenha havido uma conspiração em torno do acontecido. Este tópico foi debatido e há muitas teorias sobre o assassinato, visto que o crime foi um momento importante na história dos Estados Unidos devido ao seu impacto traumático na psique da nação.
O governo Kennedy é muito bem avaliado por historiadores e acadêmicos, registrando também uma média de 70% de aprovação dentre o povo durante sua presidência. Muitos viram em Kennedy um ícone das esperanças e aspirações americanas, e em algumas pesquisas no país ele ainda é valorizado como um dos melhores presidentes da história da nação.


Veja a biografia completa na Wikipedia em https://pt.wikipedia.org/wiki/John_F._Kennedy

Observação: A Biblioteca Presidente Kennedy (Biblioteca de Santo Amaro) teve nova denominação como Biblioteca Municipal Prefeito Prestes Maia.

Biblioteca Presidente Kennedy - (Biblioteca de Santo Amaro)
Inauguração: 4 de abril de 1965
Especialização e nova denominação: Decreto nº 46.434, de 6 de outubro de 2005 (pdf) (Biblioteca Municipal Prefeito Prestes Maia)