Biografia de Plínio Ayrosa (ex-patrono)

Ex-patrono da Biblioteca Plínio Ayrosa (Biblioteca Pública de Itaquera) unificada e denominada Biblioteca Infanto-Juvenil Jovina Rocha Álvares Pessoa.

Fotografia de Plínio AyrosaPlínio Ayrosa nasceu a 13 de março de 1895 na cidade de São Paulo onde faleceu em 3 de junho de 1961.
Em 1920, graduou-se em engenharia pela Escola Politécnica do Rio de Janeiro. Nos anos 1930, passou a publicar artigos sobre etimologia de nomes de origem tupi em uma seção do Correio Paulistano. Em 1934, já era conhecido por seu interesse acerca das línguas indígenas do Brasil e, quando da fundação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP, acabou por ser contratado para ministrar o primeiro curso oficial de tupi-guarani no Brasil.

A partir de 1935, idealizou e deu início à formação do acervo etnográfico do Museu de Etnografia da Faculdade de Filosofia da USP e no final dos anos 1980, foram reunidos com outros acervos e para constituir o Museu de Arqueologia e Etnologia da USP.

Em 1939, após concurso, conquistou oficialmente a cátedra de Etnografia Brasileira e Língua Tupi-guarani na FFLCH-USP e permaneceu até sua morte. Nesse período, passou a fazer edições de manuscritos antigos. Foi vice-diretor e diretor interino da faculdade em vários e longos períodos. Representou a Universidade de São Paulo no XXVII Congresso Internacional de Americanistas, realizado em Paris, em 1947, tendo sido vice-presidente e secretário da Seção de Linguística do Congresso.

Foi membro da Academia Paulista de Letras, da Société des Americanistes e da Société de Linguistique, ambas sediadas em Paris. Foi também membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco, do Instituto Histórico e Geográfico da Bahia, do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul, além de membro correspondente do Instituto Histórico do Uruguai e da Sociedad de Cultura Guaraní (depois Academia de la Lengua y Cultura Guaraní, de Assunção, Paraguai.

Em 1960, por sua dedicação ao estudo das línguas indígenas faladas no Brasil, foi agraciado, pela Sociedade Geográfica Brasileira, com a Medalha e Diploma General Cândido Mariano Rondon.

Algumas obras: Manuscrito Português-Tupi do século XVII, Estudos tupinológicos, Apontamentos para a Bibliografia da Língua tupi-guarani, O caderno da língua ou vocabulário portuguez-tupi de Frei João de Arronches -1739, Cartas de um professor de tupi - Plínio Marques da Silva Ayrosa, Estudos tupinológicos, Os Nomes das partes do corpo humano pella língua do Brasil de Pero de Castilho: texto tupi-português e português-tupi do seculo XVII, Vocabulário na lingua brasilica: manuscrito português-tupí do seculo XVII,Orações e diálogos da doutrina cristã na língua brasílica. Mss. do século XVIII. Diccionario portuguez-brasiliano e brasiliano-portuguez, Primeiras noções de Tupi, Primitivos habitantes de São Paulo, Termos Tupi no português do Brasil.


Veja também a biografia completa na Wikipedia em https://pt.wikipedia.org/wiki/Plínio_Ayrosa

Observação: A Biblioteca Plínio Ayrosa (Biblioteca Pública de Itaquera) foi unificada com a Biblioteca Infanto-Juvenil Jovina Rocha Álvares Pessoa com a denominação de Biblioteca Pública Municipal Jovina Rocha Álvares Pessoa


Biblioteca Plínio Ayrosa - Biblioteca Pública de Itaquera II - Ramal 14/1
Criação: Decreto nº 17.535 de 14 de setembro de 1981 (pdf)
Inauguração: 11 de julho de 1981
Denominação: Decreto nº 21.778 de 24 de dezembro de 1985 (pdf)
Junção e nova denominação: Decreto nº 46.434 de 6 de outubro de 2005.(pdf) ( Art.29 : Ficam reunidas, sob a mesma direção e local, as seguintes bibliotecas integrantes do Sistema Municipal de Bibliotecas: VIII - Biblioteca Pública Plínio Ayrosa e Biblioteca Infanto-Juvenil Jovina Rocha Álvares Pessoa, em Itaquera, sob a denominação de Biblioteca Infanto-Juvenil Jovina Rocha Álvares Pessoa).