Biografia de Ophélia França (ex-patronesse)

Ex-patronesse na Biblioteca Infanto-Juvenil Ophélia França que teve nova denominação como Biblioteca Infanto-Juvenil Raul Bopp.

Ophélia França nasceu em 14 de dezembro de 1911 em Araraquara, SP. Ainda criança mudou-se com a família para São Paulo. Formou-se em Biblioteconomia, pela Escola de Sociologia e Política e participou ativamente na construção da biblioteconomia brasileira.

Em 1940 ingressou no serviço público da prefeitura no cargo de bibliotecária na então Secretaria de Educação e Cultura. Ocupou o cargo de chefe da Seção de Orientação e Psicologia da Divisão de Bibliotecas Infanto-juvenis e de Cinema Educativo do Departamento de Cultura.

Fonte: Pesquisa no Diário Oficial do Estado e do Município e no livro: SÃO PAULO (Cidade). Secretaria Municipal de Cultura. Departamento de Bibliotecas Infanto-Juvenis. Biobibliografia dos patronos das Bibliotecas Infanto-Juvenis da Cidade de São Paulo. São Paulo, 1999. p. 225-228.
 

Observação: A Biblioteca Infanto-Juvenil Ophélia França teve nova denominação como Biblioteca Infanto-Juvenil Raul Bopp e posteriormente Biblioteca Pública Municipal Raul Bopp.

Biblioteca Ophélia França - Biblioteca Infantil da Aclimação
Criação: Lei nº 3.853 de 18 de março de 1950 (pdf)
Denominação: Decreto nº 10.661 de 27 de setembro de 1973 (pdf)
Especialização e nova denominação: Decreto nº 46.434 de 6 de outubro de 2005 (pdf) Biblioteca Infanto-Juvenil Ophélia França, que passa a denominar-se Biblioteca Infanto-Juvenil Raul Bopp) - Biblioteca Pública Municipal Raul Bopp