Biografia de Pablo Neruda (ex-patrono)

Ex-patrono da Biblioteca Infanto-Juvenil Pablo Neruda (antiga Biblioteca Infanto-Juvenil de Vila maria), que teve nova denominação como Biblioteca Municipal Álvares de Azevedo.

 Pablo Neruda

Saudade
Saudade é solidão acompanhada,
é quando o amor ainda não foi embora,
mas o amado já…
Saudade é amar um passado que ainda não passou,
é recusar um presente que nos machuca,
é não ver o futuro que nos convida…
Saudade é sentir que existe o que não existe mais…
Saudade é o inferno dos que perderam,
é a dor dos que ficaram para trás,
é o gosto de morte na boca dos que continuam…
Só uma pessoa no mundo deseja sentir saudade:
aquela que nunca amou.
E esse é o maior dos sofrimentos:
não ter por quem sentir saudades,
passar pela vida e não viver.
O maior dos sofrimentos é nunca ter sofrido.


Ricardo Eliécer Neftalí Reyes Basoalto, mais conhecido como Pablo Neruda, nasceu em 12 de julho de 1904 em Parral, no Chile, foi um escritor chileno, considerado um dos mais importantes poetas da língua castelhana do século XX.
Também foi cônsul do Chile na Espanha e no México, e embaixador em Paris. Recebeu o Nobel de Literatura em 1971, e o Prêmio Lenin da Paz em 1953. Concederam-lhe ainda o título de Doutor Honoris Causa da Universidade de Oxford em 1965.
Ainda adolescente, adotou o pseudônimo de Pablo Neruda, inspirado no escritor tcheco Jan Neruda. Esse pseudônimo foi utilizado durante toda a sua vida, e tornou-se seu nome legal, depois de uma ação de modificação do nome civil.

Filho de um ferroviário e de uma professora, o autor ficou órfão de mãe assim que nasceu. Passou a sua infância em Temuco, no sul do país. Mais tarde, seu pai casou-se com Trinidad Candia Marverde, que é mencionada em diversos textos do autor com o nome de Mamadre.

Ainda em Temuco, Pablo Neruda estudou no Liceu de Homens, onde iniciou sua carreira com seus primeiros poemas do periódico regional “A Manhã”. Já em 1919, conseguiu o terceiro lugar nos Jogos Florais de Maule com o Poema “Noturno Ideal”. Em 1920, começa a escrever para a revista literária “Selva Austral”, já usando o pseudônimo de Pablo Neruda.

Em 1921, Neruda muda-se para Santiago, onde ingressa no curso de francês no Instituto Pedagógico da Universidade do Chile. Nesse mesmo ano, ganha o prêmio da Festa da Primavera com o poema “A Canção da Festa”. Em 1923, reúne seus poemas em “Crepusculário”. Em 1924, publica “20 poemas de amor e uma canção desesperada”, uma obra, repleta de lirismo, que faz de Neruda um dos mais famosos poetas chilenos.

Em 1927, inicia a carreira diplomática, após ser nomeado cônsul-geral do Chile em Rangum (hoje Yangon), na Birmânia (hoje Myanmar). Durante os cinco anos seguintes representou seu país no Siri Lanka, Java e Singapura.

Em 1933, Pablo Neruda escreve uma de suas principais obras, “Residência na terra, em que emprega imagens e recursos próprios do surrealismo. O tom do livro é de profundo pessimismo em torno de temas como ruína, desintegração e morte, exprimindo a visão de um mundo caótico.

Depois de breve estada em Buenos Aires, onde conhece o poeta Federico Garcia Lorca , Neruda serviu como cônsul na Espanha, primeiro em Barcelona e depois em Madri. A Guerra Civil Espanhola, lhe inspirou a obra “Espanha no coração” (1937).

Em 1938, Neruda retorna ao Chile. Depois de breve período como embaixador no México, em 1945, foi eleito senador pelo Partido Comunista. Em 1948, o governo decreta a ilegalidade do partido. Neruda se exila na Europa, inclusive na União Soviética. Nessa época, escreveu outra de suas grandes obras, “Canto general” (1950).

Em 1952, Neruda regressa ao país e fixa residência em Isla Negra, no Pacífico. Nessa época, sua obra adquiriu grande diversidade com a publicação de “Odas elementares” (1954), onde canta a vida cotidiana, com “Cem sonetos de amor” (1959) e “Memorial de isla negra” (1964) onde evoca o amor e a nostalgia do passado. Em “A espada Incendiada” (1970) o autor reafirmava seu compromisso com a ideologia político-social.

Pablo Neruda faleceu em Santiago, Chile no dia 23 de setembro de 1973.

Algumas obras: Crepusculario (1923); 20 poemas de amor e uma canção desesperada (1924); Residência na terra (1933); Espanha no coração (1937); Canto general (1950); Odas elementales (1954); As uvas e o vento (1954); Cem sonetos de amor (1959); Poemas (1961); Memorial de la isla negra (1964); A espada Incendiada (1970); O mar e os sinos (1973) e Confesso que vivi (1974)

Veja também a biografia na Wikipédia em:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Pablo_Neruda
 

Biblioteca Pablo Neruda - Biblioteca Infanto-Juvenil de Vila Maria - Ramal 12
Criação: Lei n.º 3.853, de 18 de março de 1950 (pdf) . Denominação: Decreto nº 28.055, de 5 de setembro de 1989 (pdf) - (Dá denominação a Biblioteca Infanto-Juvenil da Vila Maria - BIJ 3.12)

Junção e nova denominação: Decreto nº 46.434 de 6 de outubro de 2005 (pdf) - (Art.29 : Ficam reunidas, sob a mesma direção e local, as seguintes bibliotecas integrantes do Sistema Municipal de Bibliotecas: - II - Biblioteca Pública Álvares de Azevedo e Biblioteca Infanto-Juvenil Pablo Neruda, na Vila Maria, sob a denominação de Biblioteca Municipal Álvares de Azevedo)
Biblioteca Pública Municipal Álvares de Azevedo