Dicas de Leitura 2016

Começamos 2016 com as dicas de leitura Paz. Ao longo do ano, celebramos autores do passado e do presente, cientistas, e o momento olímpico. Demos atenção à segmentos sociais com as dicas de leitura para o deficiente visual e LGBTs. Destacamos o encanto do "era uma vez" no mundo fantástico e a força das primeiras linhas de um livro. Em oposição à nossa abertura, fechamos o ano com Guerra, tema forte que nos remete a horrores, tristezas, conflitos, batalhas e heróis. Nos faz refletir sobre inimigos e aliados, certo e errado, medo e confiança, oportunismo e convicção, tirania e humanidade... guerra e paz. Ainda em dezembro, publicamos um especial em homenagem a Ferreira Gullar.

JANEIRO

Dicas de Leitura - Paz
Os construtores da paz, Guerra e paz, O Tao da Paz, Tempos de paz e Valeu a pena sou da paz são os livros selecionados para começarmos 2016 com boa leitura e muita paz.
Não existe um caminho para a paz. A paz é o caminho - Citação de A.J. Muste, muitas vezes atribuída a Mahatma Gandhi, é a escolhida para nossas dicas de leitura de janeiro.

Dicas de leitura  - Paz

FEVEREIRO

Dicas de Leitura - Grandes nomes da ciência
Dia 12 de fevereiro comemoramos o Dia de Charles Darwin (1809-1882), um dos mais importantes nomes para a ciência. Darwin desenvolveu os pilares da teoria evolutiva conforme a conhecemos hoje, e por meio de suas observações muitos mitos foram derrubados e a ciência pôde avançar com muito mais facilidade. Em homenagem à sua importância histórica, confira as dicas com importantes obras de grandes nomes da ciência!

Dicas de leitura - Grandes nomes da ciência

MARÇO

Dicas de Leitura - Especial braille e livros falados
Para as dicas de março selecionamos algumas obras em braille e livros falados que estão à disposição das pessoas com deficiência visual. Leia mais informações sobre a Acessibilidade nas bibliotecas clicando aqui.

Dicas de leitura mulheres

ABRIL

Dicas de Leitura - Shakespeare 400 anos
Hamlet, Macbeth, O mercador de Veneza, Otelo, O rei Lear e Sonho de uma noite de verão são as obras selecionadas pra as dicas de Leitura de abril em comemoração aos 400 anos da morte do grande poeta e dramaturgo William Shakespeare. 

Dicas de leitura - Shakespeare 400 anos

MAIO

Dicas de Leitura - Primeiras Linhas
Selecionamos algumas obras famosas pelas primeiras linhas do texto para as dicas de leitura de maio: 1984 , O apanhador no campo de centeio, Cem anos de solidão, Dom Quixote, Ensaio sobre a cegueira, O Jardim do diabo, Moby Dick e O tempo e o vento.

Dicas de leitura primeiras linhas

JUNHO

Dicas de Leitura - Era uma vez
As dicas de leitura de junho trazem o encanto do Era uma vez da literatura infantil.

Dicas de leitura - Era uma vez

JULHO

Dicas de Leitura - Jogos Olímpicos
Os Jogos Olímpicos de 2016, oficialmente Jogos da XXXI Olimpíada ou Rio 2016, ocorrerá entre os dias 5 e 21 de agosto e as Paraolimpíadas entre 7 e 18 de setembro de 2016. Veja as dicas de leitura de julho para conhecer este evento multiesportivo que agrega tantas nações.

Dicas de leitura - Jogos olímpicos

AGOSTO

Dicas de Leitura - Ignácio de Loyola Brandão
Comemorando o aniversário de 80 anos de Ignácio de Loyola Brandão, as dicas de leitura de agosto sugerem a leitura das obras Cadeiras proibidas, O menino que vendia palavras, Não verás país nenhum, Veia bailarina, O Verde violentou o muro e Zero, entre os vários livros disponíveis nas bibliotecas.

Dicas de leitura jogos olímpicos

SETEMBRO

Dicas de Leitura - Antes do Arco-íris
Para as dicas de leitura de setembro, obras de Thomas Mann, Marcel Proust, Radclyffe Hall, Jean Genet, Gore Vidal, James Baldwin, Marguerite Yourcenar e Virginia Woolf trazem temas ligados à orientação sexual e/ou às identidades de gênero. #lgbt

Dicas de leitura - Antes do Arco-íris

OUTUBRO

Dicas de Leitura - Revelando o Verde e o Amarelo do Arco-íris
Na sequência do tema LGBT, as Dicas de Leitura de outubro ressaltam os tons verde e amarelo ao revelar o arco-íris na produção literária brasileira, com destaque para as produções literárias do século XIX.  #lgbt

Dicas de leitura - Revelando o Arco-íris

NOVEMBRO

Dicas de Leitura - Crescendo com o Arco-íris
Dicas de leitura de novembro finaliza a trilogia de livros LGBT, com obras da literatura infantil que abordam a importância de se crescer com a diversidade, acrescentando outras cores ao universo das crianças. Ruth Rocha, Marcos Ribeiro, Lygia Bojunga, Mirna Pinsky, Telma C. Andrade, Thierry Lenan, Ian Falconer, Maurizio A.C. Guarello, Pedro Bandeira e Isabel N. Martins abordam alguns dos problemas causados pela vigilância de gênero. #lgbt

Dicas de leitura - Crescendo com o Arco-íris

DEZEMBRO

Dicas de Leitura - Guerra
Roberto Sander, Sebastian Junger, Boris Schnaiderman, Demétrio Magnoli, Pemper de Mietek, Erich Maria Remarque, Kevin Maurer e Mark Owen são os autores selecionados para as dicas de leitura de dezembro sobre livros de guerra.

Dicas de leitura - Guerra

DEZEMBRO ESPECIAL

Dicas de Leitura - Ferreira Gullar
Edição especial das dicas de leitura em homenagem ao poeta Ferreira Gullar que faleceu em 4 de dezembro de 2016.

Dicas de leitura - Ferreira Gullar