Dicas de Leitura 2022

Livros selecionados do acervo SMB sob um tema relevante no mês.

 JANEIRO 

Dicas de Leitura - Vozes da Caatinga
As sugestões de leitura de livros do acervo SMB de janeiro de 2022 ajudam a compreender o que é Caatinga, quem são seus habitantes e suas realidades, a partir dos olhares e das palavras de autores e autoras cujas trajetórias estão ligadas à região e ao bioma.


 

 FEVEREIRO

 Dicas de Leitura - Semana de Arte Moderna - Parte 1
As Dicas de Leitura de fevereiro de 2022 celebram o Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, também conhecida como Semana de 22. Nesta parte 1 apresentamos alguns escritores participantes, e algumas de suas obras no acervo do Sistema Municipal de Bibliotecas.

Semana-de-arte-de-22-cartaz-e-capas-escritores

Dicas de Leitura - Semana de Arte Moderna - parte 2
 Semana de 22, ou Semana de Arte Moderna de 1922, está comemorando seu centenário, e as Dicas de Leitura de fevereiro celebram o evento evidenciando obras de autores participantes, ou sobre eles, no acervo do Sistema Municipal de Bibliotecas. Nesta parte 2 apresentamos obras referentes aos pintores e pintoras, escultores e músicos participantes da semana de 22.

Semana de arte de 22 cartaz e capas dos livros dos pintores, escritores e musicostores-e-musicos.jpg

 MARÇO

Dicas de Leitura - Dia Internacional da Mulher
Homenagem a todas as mulheres pelo "Dia Internacional da Mulher" comemorado em 8 de março. Confiram algumas de nossas Dicas de Leitura publicadas nos últimos anos.

Dicas de Leitura - Dia Internacional da Mulher

ABRIL

Dicas de Leitura - Vozes do Cerrado
As sugestões de livros do acervo SMB de abril de 2022 ajudam a compreender o que é o Cerrado, quem são seus habitantes e quais são as suas realidades a partir dos olhares e das palavras de autores e autoras, cujas trajetórias estão ligadas ao bioma.

Dicas de Leitura - Vozes do Cerrado

 MAIO

Dicas de Leitura - Coleções mais lidas nas bibliotecas em 2021
A lista dos Livros mais lidos do acervo do Sistema Municipal de Bibliotecas, elaboradas anualmente, trazem surpresas interessantes. Dentre os primeiros colocados das obras mais emprestadas nas bibliotecas em 2021, percebemos a frequência de livros de séries e coleções, que destacamos nestas Dicas de Leitura de maio.

Dicas de Leitura - Coleções mais lidas nas bibliotecas em 2021

 JUNHO

Dicas de Leitura - Vozes da Mata Atlântica
As sugestões de livros do acervo SMB de junho de 2022 ajudam a compreender o que é a Mata Atlântica, quem são seus habitantes e quais são as suas realidades a partir dos olhares e das palavras de autores e autoras, cujas trajetórias estão ligadas à floresta e ao bioma.

 Capas dos livros do acervo SMB de junho da mata da Mata Atlântica no Brasil

 JULHO

Dicas de Leitura - Vozes do Pantanal e Vozes do Pampa
As sugestões de livros do acervo SMB de julho de 2022 apresentam obras sobre o Pantanal e o Pampa, a partir dos olhares e das palavras de autores e autoras, cujas trajetórias estão ligadas aos biomas.

Dicas de Leitura - Vozes do Pantanal e Vozes do Pampa

Dicas de Leitura - Biomas do Brasil
Apresentamos mais alguns livros da série de dicas de leitura Biomas do Brasil. Conheça também as seleções anteriores de cada bioma, com obras disponíveis no acervo do Sistema Municipal de Bibliotecas para empréstimo e leitura.

Dicas de leitura  - Biomas do Brasil - capas doslivros selecionados

 AGOSTO

Dicas de Leitura - Jô Soares
A homenagem das Dicas de Leitura de agosto é para Jô Soares, que faleceu em 5 de agosto de 2022, aos 84 anos em São Paulo. Dentre as áreas culturais que atuou, escreveu livros de história policial, crime e mistério, romance, humor, crônica e sua autobiografia. Suas obras fazem parte do acervo das bibliotecas municipais e estão disponíveis para consulta e empréstimo.

Dicas de Leitura - Jô Soares

SETEMBRO

Dicas de Leitura - Bicentenário da Independência do Brasil
Na celebração dos 200 anos da independência do Brasil em 7 de setembro, indicamos algumas obras do acervo das bibliotecas públicas que estão disponíveis para empréstimo e consulta.

Dicas de Leitura - Bicentenário da Independência do Brasil

Dicas de Leitura - 100 anos do Rádio no Brasil
As dicas de Leitura de setembro comemoram o centenário do rádio no Brasil, no mesmo dia do bicentenário da Independência do Brasil, destacando algumas obras do acervo do Sistema Municipal de Bibliotecas.

Dicas de leitura 100 anos do Rádio no Brasil

 OUTUBRO

Dicas de Leitura - Ruy Castro
O escritor e jornalista Ruy Castro, de 74 anos, foi eleito em 6 de outubro de 2022 como novo imortal da Academia Brasileira de Letras - ABL. No ano passado Ruy Castro recebeu da ABL o Prêmio Machado de Assis de 2021 pelo conjunto de sua obra. Ruy começou sua carreira como repórter em 1967 no Correio da Manhã, do Rio de Janeiro, e passou por todos os grandes veículos da imprensa carioca e paulistana. A partir de 1990 dedicou-se à escrita de seus livros biográficos, reconstituição históricas sobre o samba-canção, a Bossa Nova, Ipanema, o Flamengo e o Rio de Janeiro moderno dos anos 1920.

Dicas de Leitura - Ruy Castro - capas dos livros

Dicas de Leitura - Dia das Bruxas
Em celebração ao Halloween, no Brasil também chamado de Dia das Bruxas, a segunda edição das Dicas de Leitura de outubro aponta livros de terror, suspense, magia e história de assombração da literatura infantojuvenil.

Dicas de Leitura - Dia das Bruxas

NOVEMBRO

Dicas de Leitura - Dia da Consciência Negra
As Dicas de Leitura do mês são em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra em 20 de novembro. Selecionamos algumas obras disponíveis no acervo das bibliotecas que possibilitam uma reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.

Dicas de Leitura - Dia da Consciência Negra

Dicas de Leitura - Histórias das Copas do Mundo
A história da Copa do Mundo de Futebol da FIFA começa em 1930, durante um congresso da entidade, quando Jules Rimet conseguiu a aprovação para criar um torneio internacional.

Dicas de Leitura - Histórias das Copas do Mundo

DEZEMBRO

Dicas de Leitura - Livros de Natal que Viraram Filmes
A experiências de isolamento e distanciamento social por que passamos na pandemia da Covid 19 fez com que as pessoas, além de assistirem a filmes e séries, também voltassem aos livros e à leitura. O gênero literário mais procurado durante a pandemia pelos brasileiros foi o de ficção*. Aproveitamos a época de festas de fim de ano para indicar alguns livros que foram a base de filmes natalinos de sucesso; divirtam-se no prazer de ler. A equipe da Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas deseja boas festas a todos e muita diversão com os livros do acervo das bibliotecas públicas da cidade de São Paulo.

Dicas de Leitura - Livros de Natal que Viraram Filmes - CAPAS