Dicas de Leitura 2021

As Dicas de Leitura de 2021 apresentou os temas: Vacinas (parte 2), John Le Carré, Ruth Guimarães, Dias especiais do Livro Infantil, Maria Clara Machado, Ariano Suassuna, Mês do Orgulho LGBTQIA+, Empoderamento Feminino, Olimpíadas (infantil), Paulo Freire, Dia das Crianças, Paulina Chiziane (Premio Camões 2021), Vozes da Amazônia e Natal 2021.

JANEIRO

Dicas de leitura - Vacinas (parte 2)
As Dicas de Leitura que abrem 2021 apresentam a parte 2 das dicas 'Vacinas', tema muito relevante nestes meses de pandemia do coronavírus. Destacamos nesta edição alguns livros infantis e infantojuvenis do acervo SMB, além de indicar links de sites de saúde e vacinação de São Paulo. capas de seis livros sobre vacinas do acervo SMB (infantil e infantojuvenil)

FEVEREIRO

Dicas de Leitura - John Le Carré
As Dicas de Leitura de fevereiro relembram o escritor britânico de romances de espionagem John Le Carré, falecido em dezembro passado aos 89 anos.
Capas dos livros de John Le Carré selecionadas para as dicas de leitura de fevereiro

MARÇO

Dicas de Leitura - Ruth Guimarães Botelho
As Dicas de Leitura de março destacam a escritora brasileira Ruth Guimarães,a primeira escritora negra a ser empossada na Academia Paulista de Letras, em junho de 2008. Homenagem a todas as mulheres pelo "Dia Internacional da Mulher" comemorado em 8 de março. 
Dicas de Leitura - Ruth Guimarães

ABRIL

Dicas de Leitura - Dias especiais do Livro Infantil
Em abril celebra-se o Dia Internacional do Livro Infantil no dia 2 e o Dia Nacional do Livro Infantil no dia 18.
dicas de leitura - dias especiais do livro infantil
 

MAIO

Dicas de Leitura - Maria Clara Machado
Celebramos o centenário de nascimento da autora Maria Clara Machado, escritora, dramaturga e atriz brasileira, autora de famosas peças infantis e fundadora da escola de teatro O Tablado.
Capa dos livros e fotografia de Maria Clara Machado

JUNHO

Dicas de Leitura - Ariano Suassuna
As Dicas de Leitura do mês celebram Ariano Suassuna que aniversaria em 16 de junho.Dicas de Leitura - Ariano Suassuna

Dicas de Leitura - Mês do Orgulho LGBTQIA+
No dia 28 de junho comemora-se mundialmente o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+. Confiram algumas de nossas Dicas de Leitura. Dicas de Leitura - Mês do Orgulho LGBTQIA+

JULHO

Dicas de Leitura – Empoderamento feminino
A independência financeira feminina tem como finalidade fomentar a igualdade de gênero no mercado de trabalho entre homens e mulheres. Com foco no empoderamento feminino, selecionamos para as Dicas de Leitura de julho obras de autores e autoras que contribuem para o fortalecimento do tema ou são exemplos de força e determinação para adultos e crianças.

Capas dos livros da seleção das dicas de leitura Empoderamento Feminino

 AGOSTO

Dicas de Leitura - Olimpíadas (infantil)
O lema olímpico é "Citius, Altius, Fortius", uma expressão latina que significa "mais rápido, mais alto, mais forte". A cidade anfitriã dos jogos de 2020 realizados neste ano foi Tóquio. Os cinco anéis olímpicos entrelaçados representam a união dos cinco continentes habitados. Quer saber mais? Veja nossas dicas de leitura de agosto sobre as olimpíadas.

SETEMBRO

Dicas de Leitura - Paulo Freire
No dia 19 de setembro de 2021 comemoramos o centenário de nascimento do educador, filósofo e professor universitário Paulo Freire.

Dicas de Leitura - Paulo Freire - centenário

 OUTUBRO

Dicas de Leitura - Dia das crianças
Confiram algumas das Dicas de Leitura que já publicamos com foco no público infantil

Dicas de Leitura - Dia das Crianças

Dicas de Leitura – Paulina Chiziane (Premio Camões 2021)
A escritora moçambicana Paulina Chiziane é o destaque das Dicas de Leitura especial do mês por ser a vencedora do Prêmio Camões 2021, com unanimidade do júri, anunciado no dia 20 de outubro de 2021. Sua vasta produção crítica, bem como o reconhecimento acadêmico e institucional da sua obra é de relevante importância aos problemas da mulher moçambicana e africana.

 Ao apresentar sintomas, procure imediatamente a UBS mais próxima Dicas de Leitura – Paulina Chiziane (Premio Camões 2021)

NOVEMBRO

Dicas de Leitura - Vozes da Amazônia
As sugestões de livros do acervo SMB de novembro de 2021 ajudam a compreender o que é a Floresta Amazônica, quem são seus habitantes e quais são as suas realidades a partir dos olhares e das palavras de autores e autoras, cujas trajetórias estão ligadas à floresta e ao bioma. Vozes da Amazônia é a primeira das Dicas de Leitura da série Biomas do Brasil (Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal ).

imagem das capas dos livros selecionados para a Dicas de Leitura - Vozes da Amazônia
 

DEZEMBRO

Dicas de Leitura - Natal 2021
Aproveite os feriados de fim de ano para por em dia sua leitura e conhecer através dos livros curiosidades sobre o natal. E divertir-se no prazer de ler.

Dicas de Leitura - Natal 2022

Dicas de Leitura - Empreendedorismo
As Dicas de Leitura Empreendedorismo encerram 2021 enfatizando o processo de iniciativa de implementar novos negócios ou mudanças; o tema está relacionado com a questão de inovação, na qual há determinado objetivo de se criar algo dentro de um setor ou produzir um novo, tal qual o sentimento de renovação que o novo ano de 2022 nos traz. Boas festas e muitas leituras felizes!

Capas dos livros selecionados para as Dicas de Leitura - Empreendedorismo