Dicas de Leitura 2019

JANEIRO

Dicas de Leitura - 90 anos de Tintim
As Dicas de Leitura de janeiro de 2019 homenageiam os 90 anos da criação de Tintim pelo quadrinista belga Georges Prosper Remi, mais conhecido como Hergé.

Tintim 90 anos

Dicas de Leitura – Dia Nacional da Visibilidade Trans 
As dicas de leitura especial do mês destaca o dia 29 de janeiro, Dia Nacional da Visibilidade Trans.

Dicas de Leitura – Dia Nacional da Visibilidade Trans

FEVEREIRO

Dicas de Leitura - Livros por trás de vencedores do Oscar
Fevereiro é o mês da premiação do Oscar.As Dicas de Leitura deste mês são de grandes obras literárias em que foram baseados filmes que ganharam diversas estatuetas e se consagraram como clássicos do cinema mundial.

Capas de livros dos filmes baseados em grandes obras literárias

MARÇO

Dicas de Leitura - Nadine Gordimer
Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, indicamos oito livros da escritora Nadine Gordimer, que sempre lidou com os temas de liberdade, segregação racial e justiça.

Dicas de Leitura - Nadine Gordimer

Dicas de Leitura - Dia Internacional contra a Discriminação Racial
O Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial foi criado pela Organização das Nações Unidas e celebra-se em 21 de março em referência ao Massacre de Sharpeville. Esta é uma importante data que reforça a luta contra o preconceito racial em todo o mundo.

Dicas de Leitura - Dia Internacional contra Discriminação Racial

ABRIL

Dicas de Leitura - Mulheres de Outro Mundo
As Dicas de Leitura de abril apresentam seis livros de autoras de Ficção Científica. A seleção foi baseada no artigo da BuzzFeed Books que realizou a pesquisa dentre os usuários do Goodreads e indica livros de ficção científica escritos por mulheres “de outro mundo”.

Dicas de leitura - Mulheres de outro mundo

Dicas de Leitura - Buracos Negros
Neste mês de abril o Event Horizon Telescope divulgou os resultados das primeiras imagens de um buraco negro na galáxia M87. As observações comprovaram as previsões de Einstein e a métrica de Kerr. De acordo com a Teoria da Relatividade Geral, um buraco negro é uma região do espaço da qual nada, nem mesmo partículas que se movem à velocidade da luz, podem escapar, pois a sua velocidade é inferior à velocidade de escape desses corpos celestes infinitamente densos. Selecionamos alguns livros sobre o assunto para estas Dicas de Leituras disponíveis nas bibliotecas públicas, venha conhecer mais sobre o assunto!

Dicas de leitura - Buracos negros
 

MAIO

Dicas de Leitura - Literatura Brasileira Clássica e Contemporânea
O Dia da Literatura Brasileira é comemorado em 1º de maio em decorrência do aniversário de um dos autores mais famosos de nossa literatura, José de Alencar, que ficou conhecido por dar importância à personagens típicos brasileiros e enredos com foco no sertão do nordeste. Para as Dicas de Leitura de maio selecionamos obras que se destacam na Literatura Brasileira Clássica com Clarice Lispector, Érico Veríssimo, Manuel Bandeira, Mário de Andrade, Lima Barreto, José de Alencar e Machado de Assis, e na Literatura Brasileira Contemporânea com Giovani Martins, Evandro Affonso Ferreira, Ferréz, Angélica Freitas, Paulo Lins e Luiz Ruffati.

Dicas de Leitura - Literatura Brasileira Clássica e Contemporânea
 

JUNHO

Dicas de Leitura - Chico Buarque e Camões
Chico Buarque  recebeu o "Prêmio Camões de Literatura 2019" no último dia 21 de maio, premiação que consagra um autor de língua portuguesa que, pelo conjunto de sua obra, tenha contribuído para o enriquecimento do patrimônio literário e cultural da língua portuguesa. A Biblioteca Nacional informa em seu site que "o júri decidiu, por unanimidade, atribuir o Prémio Camões a Chico pela qualidade e transversalidade da sua obra, tanto através de gêneros e formas, quanto pela sua contribuição para a formação cultural de diferentes gerações em todos os países onde se fala a língua portuguesa. O Júri reconheceu o valor e o alcance de uma obra multifacetada, repartida entre poesia, drama e romance. O seu trabalho atravessou fronteiras e mantém-se como uma referência fundamental da cultura do mundo contemporâneo”.

Dicas de Leitura - Chico Buarque e Camões
 Dicas de Leitura - Chico Buarque e Camões

JULHO

Dicas de Leitura - Pilotos de Corrida
As obras selecionadas para as Dicas de Leitura de junho prestam homenagem aos Pilotos de Corrida, em particular a dois grandes pilotos, o austríaco Niki Lauda e o brasileiro Ayrton Senna. Niki Lauda, um dos maiores pilotos da história da Formula 1, tricampeão mundial em 1975, 1977 e 1984, faleceu dia 20 de maio aos 70 anos. Ayrton Senna da Silva, também três vezes campeão mundial, nos anos de 1988, 1990 e 1991, faleceu há 25 anos, num acidente no autódromo de Ímola na Itália dia 1º de maio de 1994. São muitas histórias de conquistas, garra, velocidade e superação que acompanham os pilotos e a história das corridas de carros.

Dicas de Leitura - Pilotos de Corrida

Dicas de Leitura - Boa Noite Lua!
A 2ª edição das Dicas de Leitura de julho - Boa Noite Lua! - felicita o aniversário de 50 anos da conquista do nosso satélite natural da Terra - a Lua, no entanto o tema Lua é dedicado para as crianças. São onze livros da literatura infantil e infantojuvenil que de uma forma ou de outra evocam Lua em suas histórias.

Dicas de Leitura - Boa Noite Lua!

AGOSTO

Dicas de Leitura - Toni Morrison
A escritora norte americana Toni Morrison faleceu dia 5 de agosto aos 88 anos. Toni foi a primeira mulher negra a ganhar o Nobel de Literatura em 1993 e é a ela que dedicamos esta edição das Dicas de Leitura.

 Dicas de Leitura - Toni Morrison

Dicas de Leitura - Folclore Brasileiro
Em 22 de agosto comemora-se o dia do Folclore Brasileiro, e é principalmente neste mês que são relembradas diversas narrativas populares do folclore brasileiro, por vezes assustadoras e repletas de mistérios, tais quais as lendas, as fábulas, os mitos e os contos.

Dicas de Leitura - Fplclore brasileiro

SETEMBRO

Dicas de Leitura – Fernanda Young
Fernanda Maria Young de Carvalho Machado foi escritora, roteirista, apresentadora e atriz brasileira. Nascida em Niterói em 1º de maio de 1970, faleceu dia 25 de agosto de 2019. Estreou como roteirista da série "Comédias da Vida Privada" baseada nos textos de Luis Fernando Veríssimo em 1995 e lançou seu primeiro romance "Vergonha dos Pés" em 1996, marcando seu sucesso na literatura com mais treze livros. As Dicas de Leitura de setembro prestam homenagem à autora indicando seus livros disponíveis no acervo das bibliotecas públicas municipais.

Dicas de Leitura - Fernanda Young

OUTUBRO

Dicas de Leitura - Halloween
Em 31 de outubro comemora-se o Halloween, conhecido no Brasil como Dia das Bruxas. Livros de terror, suspense, magia, história de assombração entre outras estão nas primeiras dicas de leitura de outubro.

Dicas de leitura - Halloween

Dicas de Leitura - Halloween (infantil)
Na sequência das Dicas de Leitura de outubro com a temática Halloween, comemorado no Brasil como Dia das Bruxas, selecionamos livros infantis com personagens de bruxas, fantasmas, dragões, monstros e lobisomem. São livros de "terror, suspense, magia e assombração" ilustrados para divertir as crianças.

Dicas de Leitura - Halloween (infantil)

NOVEMBRO

Dicas de Leitura - Consciência Negra
Em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra em 20 de novembro, selecionamos para as Dicas de Leitura do mês algumas obras disponíveis no acervo das bibliotecas que possibilitam uma reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.

Dicas de leitura - Consciência negra

DEZEMBRO

 Dicas de Leitura - Clarice Lispector

Dicas de Leitura Clarice Lispector