Dicas de Leitura 2018

JANEIRO

Dicas de Leitura - Histórias em Quadrinhos
Daytripper de Fábio Moon e Gabriel Bá, Maus de Art Spiegelman, Nova York de Will Eisner, Palestina de Joe Sacco, Persepolis de Marjane Satrapi, Retalhos de Craig Thompson, e Scott Pilgrim Contra o Mundo de Bryan Lee O'Malley compõem a seleção das dicas de leitura de janeiro com o tema Quadrinhos (graphic novels).

Dicas de Leitura - Histórias em Quadrinhos

FEVEREIRO

Dicas de Leitura - Carlos Heitor Cony
As Dicas de Leitura de fevereiro de 2018 homenageiam o escritor e jornalista Carlos Heitor Cony, que faleceu aos 92 anos em janeiro passado.

Dicas de leitura fevereiro 2018 Cony

MARÇO

Dicas de Leitura - Mulheres
Adélia Prado, Elena Ferrante, Elizabeth Bishop, Malala Yousafzai, Margaret Atwood e Paula Hawkins são as autoras escolhidas em nosso catálogo de livros para homenagear a todas as mulheres neste 8 de março de 2018, dia Internacional da Mulher.

Dicas de leitura - mulheres

ABRIL

Dicas de Leitura - Autoras africanas
As Dicas de Leitura de abril de 2018 apresentam escritoras da Nigéria, Zimbábue, Camarões, Moçambique, África do Sul e Egito.

Dicas de leitura - autoras africanas

MAIO

Dicas de Leitura - Luta Contra a Homofobia
Os livros Antologia trans, Condenados, História de todas as cores, Launa, Nós duas, e os dvds Sete cores em terras roxas e Vídeo aula diversidade sexual fazem parte do acervo das bibliotecas públicas.

Dicas de Leitura - Luta Contra a Homofobia

 

JUNHO

Dicas de Leitura - Orgulho LGBT
Os livros Amora, Carol, George, Minha querida Sputinik, Naomi & Ely e a lista do não beijo, Simon vs a agenda homosapiens, Will & Will, e o filme Do lado de fora podem ser encontrados no acervo das bibliotecas de SMB.

Dicas de Leitura - Orgulho LGBT

 

JUNHO ESPECIAL

Dicas de Leitura Especial - Literatura Russa
Literatura Russa é o tema da edição especial das Dicas de Leitura do mês que homenageia a Rússia, país sede da Copa do Mundo FIFA 2018, campeonato mundial de futebol que acontece de 14 de junho a 15 de julho.

Dicas de Leitura Especial - Literatura Russa

JULHO

Dicas de Leitura - Mia Couto
As Dicas de Leitura de julho prestam homenagem ao aniversariante do mês Mia Couto, querido e premiado escritor moçambicano, também presente nas bibliotecas públicas.

Dicas de Leitura - Mia Couto

AGOSTO

Dicas de Leitura - Orgulho e visibilidade lésbica
As Dicas de Leitura de agosto comemoram o Dia Nacional do Orgulho Lésbico e o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, respectivamente 19 e 29, que são dedicados à luta contra a opressão e contra a invisibilidade das mulheres lésbicas e bissexuais.
Dicas de Leitura de agosto - Orgulho e visibilidade lésbica

SETEMBRO

Dicas de Leitura - Inclusão e Acessibilidade (acervo infantil e acervo adulto)
Setembro é o mês oficial da luta pela inclusão da pessoa com deficiência e tem como objetivo gerar visibilidade à causa da pessoa com deficiência e promover ações para esse fim. Dia 21 de setembro, início da primavera, é também o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. A integração plena de pessoas portadoras de necessidades especiais em todos os tipos de atividades, e a condição de alcance, percepção e entendimento para utilização com segurança e autonomia de espaços, equipamentos urbanos, informações, entre outros, são atenções sempre presentes nas bibliotecas públicas. As Dicas de Leitura de setembro se dedicam às obras com a temática de Inclusão e Acessibilidade, tanto do acervo infantil como do adulto.

Dicas de Leitura - Inclusão e Acessibilidade (INFANTIL)
Inclusão e acessibilidade - livros infantis

 Dicas de Leitura - Inclusão e Acessibilidade (ADULTO)

inclusão e acessibilidade - adulto

OUTUBRO

Dicas de Leitura - Sitio do Picapau Amarelo
Homenageando as crianças de todo o mundo, as Dicas de Leitura de outubro apresentam obras da Série do Sítio do Picapau Amarelo de Monteiro Lobato, que representa a literatura infantil/infantojuvenil no Brasil.

Dicas de Leitura - Sitio do Picapau Amarelo

NOVEMBRO

Dicas de Leitura  - Carlos Drummond de Andrade
As Dicas de Leitura de novembro (parte 1) homenageiam Carlos Drummond de Andrade que celebraria 116 anos em 31 de outubro, data também conhecida como "Dia D", em que o poeta e cronista é enaltecido em vários eventos literários.

Dicas de Leitura - Carlos Drummond de Andrade

Dicas de Leitura - José Saramago
As Dicas de Leitura de novembro (parte 2) homenageiam o escritor José Saramago, primeiro autor de língua portuguesa a receber o Prêmio Nobel de Literatura, que faria 96 anos no dia 16 de novembro.

Dicas de Leitura - José Saramago

 Dicas de Leitura - Dia Mundial de Combate a AIDS
O Dia Mundial de Combate à Aids, 1º de dezembro, tem por finalidade difundir informações de prevenção ao HIV e diminuir o preconceito contra pessoas soropositivas. A data escolhida pela Organização Mundial de Saúde é celebrada como um evento de abrangência global.

Dicas de Leitura - Dia Mundial de Combate a AIDS

DEZEMBRO

 Dicas de Leitura - Stan Lee
Perto de completar 96 anos, Stan Lee é o homenageado da vez nas Dicas de Leitura especial de dezembro.

Quadrinhos de Stan Lee