Dicas de Leitura 2017

JANEIRO

Dicas de Leitura - Antropologia em foco
Leonardo Boff e a metáfora da condição humana, Malinowski com relato etnográfico do kula da Nova Guiné, Stefan Zweig e os instantes críticos da história, Friedrich Engels com interpretações de Lewis Morgan e Karl Marx sobre a análise materialista da história, Darcy Ribeiro e a formação do povo brasileiro, Margaret Mead com seu estudo antropológico de três tribos da Nova Guiné, e Lévi-Strauss com narrativa etnográfica sobre as sociedades indígenas do Brasil são os temas que abrem 2017 nas dicas de leitura das bibliotecas.

 Dicas de Leitura - Antropofagia em foco

FEVEREIRO

Dicas de Leitura - Musicais baseados em livros
Amor sublime amor (West Side Story), A cor púrpura, O fantasma da ópera, Os miseráveis, Noiva e Preconceito, e Oliver! são musicais de teatro e/ou cinema baseados em obras literárias clássicas. Convidamos a todos para a leitura dos livros que estão disponíveis nas bibliotecas públicas municipais. 

Dicas de Leitura - Musicais baseados em livros 

MARÇO

Dicas de Leitura - Musicais infantis baseados em livros
Aladim e as mil e uma noites, Alice no país das maravilhas, A bela e a fera, O corcunda de Notre Dame, Como o Grinch roubou o Natal, A fantástica fábrica de chocolate, O mágico de Oz e Matilda são musicais de teatro e/ou cinema baseados em obras literárias infantis que compõem a seleção das dicas de leitura de março

Dicas de Leitura - Musicais infantis baseados em livros

 ABRIL

Dicas de Leitura - H. G. Wells
As dicas de leitura de abril homenageiam H. G. Wells, escritor lembrado pelas obras de ficção científica e quatro vezes nomeado ao Nobel de Literatura. Entre seus trabalhos notáveis estão A guerra dos mundos, O homem invisível, A Ilha do Dr. Moreau, A máquina do tempo, Os dias do cometa, Os primeiros homens da lua, Uma breve história do mundo, e No país das fadas e outras histórias fantásticas. 

Dicas de Leitura - H.G.Wells

 MAIO

Dicas de Leitura - Nobel de Literatura
As dicas de leitura de maio homenageiam os cinco últimos contemplados ao prêmio Nobel de Literatura - Bob Dylan (2016), Svetlana Aleksiévitch(2015), Patrick Modiano (2014), Alice Munro (2013) e Mo Yan (2012) - indicando uma obra dos autores. É possível encontrar esses e vários outros autores premiados nos acervos das bibliotecas públicas.

Dicas de Leitura - Novel de Literatura

JUNHO

Dicas de Leitura - Antônio Cândido
Antonio Cândido é o homenageado nas Dicas de Leitura de junho; sociólogo, crítico literário, ensaísta e professor universitário, faleceu aos 98 anos no dia 12 de maio passado.

Dicas de Leitura - Antônio Cândido

JULHO

Dicas de Leitura - Homenageados da Flip
As Dicas de Leitura de julho destacam os cinco últimos autores homenageados pela Festa Literária Internacional de Paraty - FLIP: Lima Barreto, Ana Cristina César, Mário de Andrade, Millôr Fernandes e Graciliano Ramos.

Dicas de Leitura - Homenageados da Flip

JULHO - ESPECIAL FÉRIAS

Dicas de Leitura - Harry Potter 20 anos
As Dicas de Leitura de julho "especial de férias" apresentam J.K. Rowling e vinte anos de Harry Potter.

Dicas de Leitura - Harry Potter 20 anos

AGOSTO

Dicas de Leitura - Livros-brinquedo
As Dicas de Leitura de agosto apresentam o livro-brinquedo, livro voltado para crianças e jovens adolescentes e que integram a brincadeira à leitura.

Dicas de Leitura - Livro brinquedo

SETEMBRO

Dicas de Leitura - George Romero
As dicas de leitura de setembro apresentam livros com a temática zumbi em homenagem ao grande cineasta George Romero que faleceu em julho de 2017. Selecionamos obras de Érico Veríssimo, Max Brooks, Richard Matheson, Seth Grahame-Smith e Stephen King.

Dicas de Leitura - George Romero

OUTUBRO

Dicas de Leitura – Contos de cá e de lá
Em outubro, nossas Dicas de Leitura passeiam pelo mundo trazendo contos brasileiros, africanos, alemães, coreanos, franceses, japoneses, russos e árabes/tunisianos.

Dicas de Leitura - Contos de cá e de lá 

NOVEMBRO

Dicas de Leitura – Biblioteca Viva
Para novembro selecionamos obras da temática ação e fantasia, amor, ficção científica, humor, literatura policial, e poesia.

DEZEMBRO

Dicas de Leitura – Andre Neves
Finalizando as Dicas de Leitura de 2017, homenageamos André Neves, escritor e ilustrador de livros infantis. Com vários prêmios de literatura e uma carreira admirável, André acaba de vencer o 3º lugar na categoria Ilustração de Livro Infantil ou Juvenil, do Premio Jabuti 2017, com a obra "Nuno e as Coisas Incríveis". André também é nosso primeiro entrevistado das Dicas de Leitura.

Capas de livros de André Neves

ENTREVISTA COM ANDRÉ NEVES

André Neves e ilustrações