Dicas de Leitura 2015

JANEIRO

Dicas de Leitura - Horror
Criados na intenção de provocar medo e suspense em seus leitores, livros e filmes de terror correm prateleiras ao redor do mundo. Suas histórias e personagens enfrentam diversas situações inusitadas, flutuando entre a tematização fantástica (fantasmas, vampiros e outros seres mitológicos) e a policial (crimes em massa, serial killers, torturadores etc).

Dicas de leitura horror

Dicas de Leitura Especial - São Paulo 461 anos
Em comemoração ao aniversário de São Paulo no dia 25 de janeiro, selecionamos algumas obras para você prestigiar nossa cidade com literatura!

Dicas de leitura especial São Paulo 

FEVEREIRO

Dicas de Leitura - Mulheres
Em fevereiro completam-se 83 anos do voto feminino no Brasil, feito conquistado somente em 1932. Nas Dicas de Leitura deste mês, confira títulos de autoras que ocuparam espaço na literatura no Brasil e no mundo, inspirando vidas e ensinamentos à outras mulheres.

Dicas de leitura mulheres

MARÇO

Dicas de Leitura - Dia Mundial da Floresta e da Água
Água, represa, racionamento, desperdício, mananciais, florestas, rios, chuva, seca, alagamentos e rodízio são palavras que escutamos com frequência atualmente. O que fazer diante desta situação difícil em que nos encontramos? Selecionamos algumas obras que podem trazer algumas respostas.

Dicas de leitura - Dia Mundial da Floresta e da Água

ABRIL

Dicas de Leitura - Coração Partido
Gabriel García Marquez, Milan Kundera, Caio Fernando Abreu, Emily Brontë, Fiódor M. Dostoiévski, Fernanda Young e Clarice Lispector estão nas dicas de leitura de abril para tratar dos corações partidos!

Dicas de leitura - Coração Partido

MAIO

Dicas de Leitura - Literatura Infantil Nacional
Ziraldo, Marina Colasanti, Monteiro Lobato, Ruth Rocha, Ana Maria Machado, Fernanda Lopes de Almeida e Maria Clara Machado são os autores escolhidos para as dicas de literatura infantil brasileira.

Dicas de leitura - Coração Partido

JUNHO

Dicas de Leitura - Literatura Infantil Internacional
Shel Silverstein, Margaret Wise Brown, Charles Perrault, Frances Hodgson Burnett e Maurice Sendak são os autores escolhidos para as dicas de leitura de junho.

Dicas de leitura - Coração Partido

JULHO

Dicas de Leitura - Trilogias
Cinquenta tons de cinza, Divergente, Millenium, O século, A seleção e Senhor dos anéis são as trilogias destacadas nas dicas de leitura de julho.

Dicas de leitura - Coração Partido

AGOSTO

Dicas de Leitura - Personagens femininas marcantes
Viu o filme? Leu o livro? Veja nas dicas de Leitura de agosto histórias de mulheres notáveis consagradas também no cinema.

Dicas de leitura - Personagens femininas marcantes

SETEMBRO

Dicas de leitura de dar água na boca
Comer, rezar, amar - Como água para chocolate - Gabriela, cravo e canela - A Maçã no escuro - Malas, memórias e marshmallows - Poesias de dar água na boca - Salada de frutas - Um dragão no piquenique são as dicas de leitura de setembro.

Dicas de leitura de dar água na boca

OUTUBRO

Dicas de Leitura - 5, 10, 15, 20, 25, 30 e 40
Eram cinco, Histórias do Rio em dez pessoas, O quinze, Lira dos vinte anos, 25 anos do Menino Maluquinho, A guerra dos trinta anos e Ali Babá e os quarenta ladrões

Dicas de leitura - 5, 10, 15, 20, 25, 30 e 40

NOVEMBRO

Dicas de Leitura - Cérebro
O cérebro humano é extremamente complexo, contendo cerca de 86 bilhões de neurônios, ligados por mais de 10 mil conexões sinápticas cada. Esses neurônios comunicam-se por meio de fibras protoplasmáticas chamadas axônio, que conduzem pulsos em sinais para partes distantes do cérebro e do corpo, e as encaminham para serem recebidas por células específicas. Nosso cérebro é capaz de aprender. Para compreender não é necessário saber ler, porém, há pesquisas que indicam que a leitura provoca mudanças cerebrais. Saiba mais sobre cérebros com nossas Dicas de Leitura de novembro.

Dicas de leitura -  Cérebro

DEZEMBRO

Dicas de Leitura - Animais
Eles estão nas casas, nas ruas, florestas, nas lendas e mitos tradicionais do nosso imaginário, e também estão nos livros. Os animais são o tema das dicas de leitura de dezembro;  divirta-se lendo os livros de J. K. Rowling, Walcyr Carrasco, John Grogan, Maria Gonzales, Elizabeth Loibl, Vicky Myron e Bret Witter.

Dicas de leitura -  Cérebro