Dicas de Leitura 2013

São aproximadamente 3 milhões de livros no acervo! Não sabe nem por onde começar? Aproveite as Dicas de Leitura mensais com os destaques do nosso acervo e programação para impulsionar sua leitura.

JANEIRO

Dicas de Leitura - São Paulo 459 anos!
Em 25 de janeiro de 1554, os padres Manuel da Nóbrega e José de Anchieta fundaram o Colégio dos Jesuítas, com o propósito de estabelecer a educação e catequização dos povos indígenas do Planalto de Piratininga. A região foi nomeada São Paulo por Anchieta, pois no mesmo dia a igreja católica celebra a conversão do Apóstolo Paulo.Desde então, nessa data, também comemoramos o aniversário da vila pobre e isolada que se transformou na metrópole da diversidade, um dos maiores centros financeiros do mundo e pólo cultural do nosso país, a cidade de São Paulo.

Dicas de Leitura - São Paulo 459 anos

FEVEREIRO

Dicas de Leitura - Jane Austen
Duzentos anos de Orgulho e Preconceito

Dicas de leitura de fevereiro

MARÇO

Dicas de Leitura - Mês da Poesia
Confira nossa dicas e uma programação especial em comemoração ao dia nacional e ao dia internacional da poesia

Dicas de leitura de março

ABRIL

Dicas de Leitura - Dia Nacional da Literatura Infantil e Dia de Monteiro Lobato
No dia 18 de abril é celebrado o dia Nacional da Literatura Infantil e também o aniversário de Monteiro Lobato, autor consagrado nesse tipo de obra e imortalizado por seus leitores.

Emilia por André Le Blanc

MAIO

A Dicas de Leitura - A luta é contínua 
No mês que se celebra um ano da promulgação da Lei de Acesso à Informação e da criação da Comissão Nacional da Verdade, confira nas Bibliotecas Públicas uma programação especial e algumas dicas de leitura relacionadas ao tema.

JUNHO

Dicas de Leitura - Dia dos Namorados
No Brasil a data é comemorada no dia 12 de junho, véspera do dia de Santo Antonio, santo português com tradição de casamenteiro. Selecionamos para a ocasião algumas dicas de leitura romântica.

Dicas de leitura de junho

JULHO

Dicas de Leitura - Viagem do Homem à Lua
20 de julho de 1969, grande marco de nossa história, é a data da primeira missão tripulada à Lua. A missão da Apollo 11 completa 44 anos neste mês, veja algumas dicas de leitura que tratam do tema espacial.

Dicas de leitura de julho

AGOSTO

Dicas de Leitura - Dia Nacional das Artes
12 de agosto, dia nacional das artes. Veja algumas dicas de leitura que falam um pouco sobre alguns tipos de arte.

Dicas de leitura de agosto 

SETEMBRO

Dicas de Leitura - Dia da Amazônia
Desde 2007, o dia 5 de setembro é dedicado à Amazônia, a maior floresta tropical do mundo. Com a finalidade de promover ações que defendam a floresta a data foi escolhida por ser o dia da criação da província do Amazonas. Confira algumas obras que tratam desde as lendas e histórias do povo amazônico à tão atual questão da sustentabilidade.

Dicas de leitura de setembro 

OUTUBRO

Dicas de Leitura - Theatro Municipal de São Paulo
Em 11 de outubro de 1911 foi inaugurado o Theatro Municipal de São Paulo. Muitas obras literárias são adaptadas e apresentadas em teatros do mundo todo. Veja algumas das histórias encontradas nos acervos das nossas bibliotecas.

Dicas de leitura de outubro 

NOVEMBRO

Dicas de Leitura - Antônio Torres
O mais novo Imortal da Academia Brasileira de Letras, Antônio Torres, tem 73 anos e ocupará a cadeira de número 23 que tem como patrono José de Alencar e foi fundada por Machado de Assis. Estreou na literatura em 1972, com o romance Um cão uivando para a Lua. Veja estes e outros livros do autor.

 

DEZEMBRO

Dicas de Leitura - Natal
Aproveite os feriados de fim de ano para por em dia sua leitura e conhecer livros novos; faça seu empréstimo com antecedência.


Dicas de Leitura - Natal 

Dicas de Leitura - Ano Novo
Aproveite os feriados de fim de ano para por em dia sua leitura e conhecer livros novos, mas faça seu empréstimo com antecedência!