HISTÓRICO DO ESPAÇO DE LEITURA ZALINA ROLIM

Casa de Convívio e Cultura da Vila Mariana

Na década de 1950 o bairro de Vila Mariana desenvolveu-se bastante, foram construídas escolas, indústrias, lojas, hospitais. Em 1954, sob a responsabilidade do arquiteto Juvenal Waetge Junior, foi iniciada a construção do prédio para instalação da segunda biblioteca do bairro, na Rua Corredeira. A inauguração da Biblioteca Vila Mariana II ocorreu dois anos depois, em 13 de março de 1956, iniciando suas atividades em 14 de março. Pouco tempo depois a nova biblioteca foi denominada Biblioteca Infantil Matias Aires, em homenagem ao filósofo brasileiro. Porém, algum tempo depois este nome foi mudado, por determinação do Secretário da Educação e Cultura da época, voltando a ser denominada Biblioteca Vila Mariana II.

No final de 1965, atendendo à necessidade de diversos reparos, foi autorizada a reforma no prédio que terminou em abril de 1966. A sala de leitura foi ampliada, avançando sobre um terraço lateral; outra parte do terraço foi fechada dando à biblioteca mais uma sala. Estas mudanças foram necessárias para permitir a ampliação do atendimento que, em função da instalação de novas escolas no bairro, cresceu muito. As modificações introduzidas nos métodos de ensino da época passaram a exigir dos alunos uma maior carga de pesquisas, aumentando, em conseqüência, a importância no trabalho de apoio das bibliotecas.

Em dezembro de 1973 a Biblioteca Vila Mariana II passou a ser denominada Biblioteca Infanto-Juvenil Zalina Rolim, em homenagem à educadora e escritora nascida em Botucatu, no século XIX.

O Espaço de Leitura Zalina Rolim, parte integrante da Casa de Convívio e Cultura da Vila Mariana, criado no início de 2008 pelo Decreto no 49.172 está localizado nas dependências da antiga Biblioteca Zalina Rolim.

Datas e Legislação referente à biblioteca e ao espaço de leitura:
Criação: Lei n.º 3.853 de 18 de março de 1950  (pdf)
Inauguração: 13 de março de 1956
Denominação: Decreto n.º 10.767 de 7 de dezembro de 1973 (pdf)
Requalificação e alteração de denominação: Decreto n.º 49.172 de 31 de janeiro de 2008 (pdf)


logo SMB