BIOGRAFIA DA PATRONESSE ZALINA ROLIM

Zalina Rolim
Descendente de importantes famílias do cenário paulista, Maria Zalina Rolim Xavier de Toledo nasceu no dia 20 de julho de 1869, na cidade de Botucatu, SP. Seu pai, José Rolim de Oliveira Ayres, chegou a ocupar o cargo de ministro do Tribunal de Justiça.

Zalina Rolim sempre estudou em sua própria casa, onde tinha aulas de português, francês, italiano e inglês com um professor particular. Durante um ano foi ensinada pelo educador João Kopke. Mais tarde, seu pai orientou-a em seus estudos.

Aos treze anos, Zalina, influenciada por autores românticos e parnasianos, passou a escrever versos.

No ano de 1893 mudou-se para São Paulo, de onde nunca mais saiu. Nessa época lançou seu primeiro livro de poesia, O Coração. Zalina também trabalhava como colaboradora nos jornais A Província de São Paulo (O Estado de S. Paulo), Correio Paulistano e O Itapetininga.

Em 1896, ano em que morreu seu pai, foi nomeada auxiliar de diretora do Jardim de Infância anexo à Escola Normal Caetano de Campos. Ali trabalhou durante quatro anos, convivendo com as crianças e contando-lhes histórias e recitando versos, inclusive fazendo adaptações versificadas de jogos cantados, traduzidos do alemão por Rosina Soares. Também adaptou traduções e produções originais para a Revista do Jardim de Infância, tendo assim grande relevância na pedagogia e literatura.
Em 1900 casou-se com José Xavier de Toledo, ministro do Tribunal de Justiça.

O seu segundo livro, Livro das Crianças, foi publicado em 1897, em edição custeada pelo governo e distribuída nas escolas públicas. Nos anos seguintes colaborou com A Mensageira: Revista Literária Dedicada à Mulher Brasileira e na revista Educação.

Conhecida pela sua contribuição nas obras poéticas dedicadas às crianças, Zalina Rolim morreu em 24 de junho de 1961, na cidade de São Paulo.

Fontes:

Wikipedia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Zalina_Rolim

Unicamp - Literatura infantil
http://www.unicamp.br/iel/memoria/Ensaios/LiteraturaInfantil/zalina.htm

Enciclopédia Itaú Cultural de Literatura Brasileira
http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_lit/index.cfm?fuseaction=biografias_texto&cd_verbete=5290&cd_item=35&cd_idioma=28555


logo SMB

Espaço de Leitura Zalina Rolim