BAIRRO DO TUCURUVI

bairro
Tucuruvi é um bairro da Zona Norte de São Paulo, localizado no distrito do Tucuruvi. Fica próximo à Serra da Cantareira e seu nome em Tupi significa "gafanhoto verde".

É conhecido também por ser o bairro onde situa-se a séde da escola de samba Acadêmicos do Tucuruvi e por outros inúmeros motivos a exemplo da estação terminal do Metrô Tucuruvi.

O nome Tucuruvi tem origem no tupi-guarani e significa gafanhoto verde. Inseto que era muito encontrado em fazendas da região, o próprio é a mascote da escola de samba Acadêmicos do Tucuruvi.

Em 1914, começou a nascer um ponto importante do Tucuruvi – a Vila Mazzei, quando Claudino Ignácio Joaquim vendeu o sítio Lavrinhas - ex Pedregulho para o italiano Henrique Mazzei, que realizou o loteamentos dos 500 mil metros quadrados em lotes de 10x40 e 10x50, ocupados por pomares e jardins que aproveitavam o declive acentuado dessa região, vendendo-os em pequenas prestações. Em terreno cedido pelos Mazzei, foi iniciada em 1918, a construção da Igreja Menino Jesus, na atual Av. Mazzei.


logo SMB

Sylvia Orthof