BAIRRO DO MANDAQUI

bairro
Mandaqui é um distrito situado na subprefeitura de Santana, Zona Nordeste da cidade de São Paulo, pertencente à subprefeitura de Santana.

Tem como principais avenidas e vias de acesso que cortam o distrito a Avenida Nova Cantareira, a Avenida Água Fria, a Rua Doutor Zuquim, a Avenida Engenheiro Caetano Álvares e a Rua Conselheiro Moreira de Barros.

O Mandaqui é um bairro de classe média, com pequenos focos de pobreza (39 favelas).

Conta com algumas opções de lazer, como diversos bares na Avenida Engenheiro Caetano Álvares e um shopping center localizado no bairro Lauzane Paulista, denominado Santana Parque Shopping.

O Tramway da Cantareira, implantado para a construção do reservatório de água no alto da serra, incentivou o surgimento de numerosas chácaras no início do século XX, que produziam hortaliças e serviam também como local de descanso e férias. O loteamento da região teve início nas décadas de 1920 e 1930, mas a ocupação dos lotes não acompanhou esse ritmo. Bairros como Mandaqui, Tremembé e Tucuruvi se formaram no entorno das estações do trem.

O Tucuruvi manteve aspectos rurais durante muito tempo. Até 1966, o trem da Cantareira ainda era um dos únicos meios de transporte dos seus moradores. Hoje, o Tucuruvi é um dos bairros mais importantes da zona Norte e abriga a última estação da linha Norte/Sul do Metrô.


logo SMB

Pedro Nava