BIOGRAFIA DO PATRONO PAULO SETÚBAL

Paulo Setubal

Paulo Setúbal nasceu em 1°  de janeiro de 1893 em Tatuí, SP. Desde o colégio já escrevia; cursou Direito, foi revisor no jornal A Tarde e conseguiu reconhecimento literário ao publicar uma de suas poesias nesse jornal.

Quando se fixou em São Paulo dedicou-se à carreira de advogado e atuou na política como deputado estadual, mas logo renunciou ao mandato com o agravamento de sua doença – ele tinha tuberculose.

Dedicou-se à literatura. Iniciou-se, então, a sua principal fase de produção literária em que o seu gênero por excelência foi o romance histórico. Era um dos escritores mais lidos do país. Foi consagrado pela Academia Paulista e pela Academia Brasileira de Letras. Faleceu em 4 de maio de 1937, em São Paulo.

Algumas obras: Alma cabocla, A marquesa de Santos, Nos bastidores da história, Confíteor. “... Crime absurdo, /O crime de nascer. Eu espio-o, vivendo. /Maldita a vida que promete e falta! /Que mostra o céu prendendo-nos à terra,/Que dando as asas não permite o vôo.” in Confiteor, cap. XVIII

 

logo SMB

Paulo Setubal