BIOGRAFIA DO PATRONO NARBAL FONTES

Narbal Fontes

Narbal de Marsillac Fontes foi pedagogo, teatrólogo, contista, biógrafo e tradutor. Nasceu em 10 de fevereiro de 1899 em Tietê, São Paulo. Em 1918 diplomou-se pela Escola Normal Secundária da Capital e em 1930 pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Foi professor em escolas e penitenciárias do interior de São Paulo. Em parceria com sua esposa Ofélia de Barros Fontes dedicou-se exclusivamente à literatura didática escrevendo peças teatrais, poemas e novelas para crianças. "Pindorama", "Regina - a rosa de maio", "O talismã de vidro", "O gigante de botas",  e "Coração de onça" são algumas de suas obras.

Em 1940 ele traduziu o livreto da ópera "La traviata’" e em 1942 foi um dos compositores da famosa música "Brasileirinho".

Fundou a Revista Nacional no Rio de janeiro. Era também membro da Associação Brasileira de Escritores e da Associação Brasileira de Educação.

Faleceu em 29 de abril de 1960 na cidade do Rio de Janeiro.


Nota: o link do título é elaborado por um ISBN para facilitar o direcionamento para o catálogo online do Sistema Municipal de Bibliotecas; pesquise também pelo autor, título ou assunto para localizar outras edições e as bibliotecas onde estão disponíveis para empréstimo.


logo SMB

Narbal Fontes