BIOGRAFIA DO PATRONO MENOTTI DEL PICCHIA

Menotti Del Picchia 

Paulo Menotti Del Picchia nasceu em 20 de março de 1892 na capital paulista.

Cursou Direito, formando-se em 1913. Nesta época publicou seu primeiro livro de poesias: Poemas do vício e da virtude, de conteúdo neoparnasiano. Trabalhou em diversos jornais e revistas, sendo redator e dirigindo alguns deles, como o Correio Paulistano, o semanário literário O Planalto e as revistas Papel e Tinta e a A Cigarra.

Menotti Del Picchia participou ativamente da Semana de Arte Moderna em 1922, sendo não apenas um dos articuladores, como também arrebatado militante do movimento modernista brasileiro. Em 1924 criou, com Cassiano Ricardo e Plínio Salgado, o Movimento Verde e Amarelo, de tendência nacionalista. Foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras em 1943. Além de se dedicar à carreira literária, Menotti Del Picchia foi artista plástico, deputado estadual e jornalista.

Faleceu em 23 de agosto de 1988, em São Paulo.

          Sofre, Juca Mulato, é tua sina, sofre...
          Fechar ao mal de amor nossa alma adormecida é dormir sem sonhar, é viver sem ter vida....


O poema Juca Mulato de Menotti del Picchia, de 1917, é considerado uma das obras precursoras do Modernismo

Algumas Obras de Menotti Del PicchiaJuca Mulato, Dente de ouroKalum, No país das formigas : novas aventuras de João Peralta e Pé de Moleque, Moisés, As máscaras, A revolução paulista, Salomé, A outra perna do Saci, A longa viagem. 

Nota: o link do título é elaborado por um ISBN para facilitar o direcionamento para o catálogo online do Sistema Municipal de Bibliotecas; pesquise também pelo autor, título ou assunto para localizar outras edições e as bibliotecas onde estão disponíveis para empréstimo.

logo SMB

Menotti Del Picchia