BIOGRAFIA DO PATRONO MARCOS REY

Marcos Rey 

Pseudônimo de Edmundo Donato, Marcos Rey nasceu na cidade de São Paulo em 17 de fevereiro de 1925.

Marcos Rey

Escritor, jornalista, roteirista e redator de rádio e TV, teve seu primeiro conto "Ninguém entende Wiu-Li" publicado no jornal "A Folha da Manhã" quando tinha apenas 16 anos.

Em 1945 mudou-se para o Rio de Janeiro, onde viveu em uma pensão no bairro da Lapa e trabalhou na tradução de obras infantis.

Em 1946 ele voltou para São Paulo e em 1949 foi contratado como redator da Rádio Excelsior. Entre o período em que trabalhou na Rádio Excelsior e na Rádio Nacional conseguiu publicar seu primeiro livro, “Um gato no triângulo”.

Com a chegada da televisão na década de 50, Marcos Rey passa a trabalhar como redator de programas televisivos, entre eles, os infantis "Vila Sésamo" e "Sítio do Pica-Pau Amarelo", as novelas "A moreninha" e "Partidas Dobradas" e as séries "Memórias de um gigolô" e "O homem que salvou Van Gogh do suicídio". Paralelo a isso também trabalhou como publicitário.

No ano de 1958, em parceria com o seu irmão Mário Donato, fundou a Editora Mauá. Apesar da editora não ter dado certo, foi ali que conheceu sua esposa Palma Bevilacqua.

Marcos Rey assumiu a presidência da União Brasileira de Escritores em 1961. Em 1967 publica o livro de contos "O enterro da cafetina" e o romance "Memórias de um gigolô", ambos sucesso de público e de crítica.

Também se dedicou a escrever peças teatrais e argumentos de roteiros para cinema.

Em 1980 começou a escrever livros infantojuvenis como "O mistério dos cinco estrelas", pertencente à Coleção Vaga-lume.  

Morreu em 1º de abril de 1999, por complicações em uma cirurgia. Suas cinzas foram jogadas pela cidade de São Paulo, palco de boa parte de suas histórias.

Algumas obras de Marcos ReyMalditos paulistas : romance policial-picarescoBrasil : os fascinantes anos 20,  O último mamífero do Martinelli, Café na camaSozinha no mundo, Enigma na televisãoUm cadáver ouve rádio, Bem-vindos ao Rio, Proclamação da República, Fantoches!, Garra de campeãoO menino que adivinhava,  Soy loco por ti, América!.

Nota: o link do título é elaborado por um ISBN para facilitar o direcionamento para o catálogo online do Sistema Municipal de Bibliotecas; pesquise também pelo autor, título ou assunto para localizar outras edições e as bibliotecas onde estão disponíveis para empréstimo.

 

logo SMB

Marcos Rey