BAIRRO DE ARTUR ALVIM

bairro
Artur Alvim é um distrito da cidade brasileira de São Paulo, situado na região. Nele está situado um conjunto habitacional formado por prédios e residências baixas, denominado Cohab I.

O nome do distrito é uma homenagem ao engenheiro Artur Alvim, que era funcionário da extinta ferrovia Central do Brasil, e idealizou e projetou em 1921 a construção do Ramal de São Paulo da Estrada de Ferro Central do Brasil que corta o bairro e contribuiu na construção da primeira escola municipal da região a estação que hoje é um bairro de classe média da zona leste.

Antes disso, por volta de 1900, a região era – como a maioria – um amontoado de chácaras, num local conhecido como Santa Teresa. Inaugurada a estação, uma pequena vila se formou ao seu redor.

Durante décadas o bairro e a região ficaram no esquecimento, até que o metrô chegou em 1987 (é atendido pela do Metrô de São Paulo pela Estação Artur Alvim), e mudou radicalmente as feições da área. Hoje, Artur Alvim é um bairro residencial em franco desenvolvimento.

logo SMB

Jovina A Pessoa