BAIRRO DE PARADA DE TAIPAS

bairro Parada de Taipas é um bairro, localizado na região noroeste de São Paulo, sendo que o bairro é um sub-distrito de Pirituba.

Bairro mais setentrional de São Paulo, situado na região do Vale do Rio Juqueri e da Serra da Cantareira, Taipas é um núcleo urbano isolado do restante da cidade por um cinturão verde cada vez mais tênue assim como Perus. Teve origem numa parada do trem que ligava a cidade à Jundiaí.

A estação foi aberta em 1891 com o nome de Taipas, e era conhecida como Parada de Taipas. Seu nome vem exatamente por ser um posto de passagem e abastecimento para as tropas militares e do grande números de casas feitas de taipa ali existentes.

A região do Vale do Rio Juqueri e da Serra da Cantareira foi zona de passagem de tropas militares e importante entreposto de abastecimento durante o período colonial e sob a vigência do Império.

Em meados dos anos 40, teve o nome alterado para Jaraguá, que era o nome de um posto telegráfico situado um quilômetro antes, sentido Capital-Jundiaí.

 


logo SMB

Erico Verissimo