BIOGRAFIA DA PATRONESSE CLARICE LISPECTOR

Clarice Lispector
Retrato de Clarice Lispector, 1975 - Crédito de Madalena Schwartz - Acervo Moreira Salles


Clarice Lispector nasceu em 10 de dezembro de 1920 na Tchetchelnik, Ucrânia. Recém-nascida veio com os pais para Maceió, em 1921. Aos sete anos já escrevia histórias infantis com tom existencialista. Em 1934 mudou-se para o Rio de Janeiro onde estudou Direito. Em seguida começou a trabalhar na Agência Nacional, como redatora. Casou-se com um diplomata e teve dois filhos. Nesta época, lançou seu primeiro livro Perto do coração selvagem.

Em 1959, após separar-se do seu marido, fixou residência no Rio de Janeiro. A partir daí, escreveu contos para a revista Senhor, fez entrevistas para a revista Manchete, colaborou em colunas para o Jornal da Tarde, Correio da Manhã e, anos depois, para o Jornal do Brasil, além de manter a coluna "Só para mulheres", no Diário da Noite.

Em 1962, recebeu o prêmio Carmem Dolores pelo romance A Maçã no Escuro. Em 1967, recebeu o prêmio Calunga, da Companhia Nacional da Criança pela publicação de O Mistério do Coelho Pensante. Em 1976, recebeu o prêmio da Fundação Cultural do Distrito Federal pelo conjunto de sua obra. Seu último livro, A Hora da Estrela, foi adaptado para o cinema nos anos 80. Faleceu em 9 de dezembro de 1977, no Rio de Janeiro.

“Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei”. C. L. 

Algumas obras de Clarice Lispector:   Laços de família, A Legião estrangeiraPerto do Coração Selvagem (1943), O Lustre (1946), A Cidade Sitiada (1949), Laços de Família (1960), A Maçã no Escuro (1961), A paixão segundo G. H. (1964),  Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres (1969), Água Viva (1973), A Hora da Estrela (1977), Um Sopro de Vida (1978), Todos os Contos

Nota: o link do título é elaborado por um ISBN para facilitar o direcionamento para o catálogo online do Sistema Municipal de Bibliotecas; pesquise também pelo autor, título ou assunto para localizar outras edições e as bibliotecas onde estão disponíveis para empréstimo.

 

logo SMB

Clarisse Lispector