BAIRRO JARDIM DA GLÓRIA

bairro


 Jardim da Glória é um bairro localizado na zona centro-sul da cidade de São Paulo, situado no distrito de Vila Mariana. É administrado pela Subprefeitura da Vila Mariana.

Vizinho aos bairros Chácara Klabin, Jardim da Aclimação e Cambuci, o Jardim da Glória não costuma ser associado à Vila Mariana. Isso porque as principais avenidas que cortam o bairro, a Lacerda Franco e a Lins de Vasconcelos, são trechos de transição e alternam perfis socioeconômicos e demográficos.

De ocupação heterogênea, como boa parte da Zona Sul, o bairro tem origens operárias e, aos poucos, passou a sofrer os assédios do mercado imobiliário, conquistando moradores de classe média alta. Sua localização estratégica, interligando a Zona Sul ao centro, é outro ponto positivo.

A referência para reconhecer o Jardim da Glória é sua altitude e topografia irregular; das regiões mais baixas, é possível avistá-lo acima do Cemitério da Vila Mariana, próximo ao parque da Aclimação, sendo seu acesso feito, prioritariamente, por ladeiras e vias sinuosas e estreitas. Também é fácil identificá-lo como o bairro à direita da avenida Ricardo Jafet (que faz a divisa Vila Mariana-Ipiranga), no sentido da rodovia dos Imigrantes. Entre suas vias importantes estão as avenidas Lins de Vasconcelos e Lacerda Franco e as ruas Basílio da Cunha, Coronel Diogo e Heitor Peixoto.

logo SMB