BIOGRAFIA DO PATRONO CASTRO ALVES

Castro Alves

Antonio Frederico de Castro Alves nasceu em 14 de março de 1847, em Muritiba, Bahia.


Começando a escrever aos 17 anos, Castro Alves recebeu do líder estudantil Tobias Barreto fortes influências abolicionistas e republicanas. Por compreender e escrever sobre a situação dos negros ficou conhecido como “o poeta dos escravos”.

No dia 7 de setembro de 1868, aos 21 anos, que em uma sessão magna comemorativa da Independência recitou bravamente seu mais conhecido poema, “Tragédias do mar”, que mais tarde viria a se chamar ‘’Navio negreiro’’,

Poeta da última geração romântica, Castro Alves dedicou o assunto de suas obras aos temas sociais, a igualdade, a luta de classes e a defesa dos oprimidos. Seus poemas, além disso, também falam sobre o amor, a mulher, a morte e o sonho.

Amigo muito próximo de Ruy Barbosa, fundador da Academia Brasileira de Letras, é patrono da cadeira n°7.

Morreu ainda jovem, em 6 de julho de 1871, pois vinha sofrendo de tuberculose desde os seus 16 anos. E, apesar de ter vivido tão pouco, deixou livros e poemas notáveis, alguns deles publicados postumamente, como A Cachoeira de Paulo Afonso (1876), Os Escravos (1883) e Hinos do Equador (1921).

"Quero é escrever sobre Castro Alves com amor, como um homem do povo, escrever com esse amor que dá a verdadeira compreensão, que nos faz sentir muito mais o que há de humano e de grande e de gênio num poeta, que todos os tratados de teoria poética, e que todos os arquivos, por mais volumosos, por mais bem fichados. Que, ao lado dos meticulosos historiadores, se danem os críticos e analistas. Castro Alves era feito doutro barro."
(Jorge Amado)


Biografia segundo a Academia Brasileira de Letras



Por isso na impaciência
Desta sede de saber,
Como as aves do deserto -
As almas buscam beber...
Oh! Bendito o que semeia
Livros... livros à mão cheia...
E manda o povo pensar!
O livro caindo n'alma
É germe - que faz a palma,
É chuva - que faz o mar.
                                            Castro Alves
                                            Espumas Flutuantes

Castro Alves


 



logo SMB

Castro Alves