BAIRRO DO TATUAPÉ

Bairro do Tatuape


A história do bairro do Tatuapé começa em 1560, ano em que Brás Cubas, fundador de Santos, subiu a Serra do Mar em busca de ouro. Acompanhado por Luís Martins e grande criadagem, chegaram ao planalto e se depararam com o ribeirão Tatu-apé, seguiram seu curso até a foz e encontraram o rio Grande (Tietê), onde se instalaram.

Desde a chegada de Brás Cubas até o final do século XIX, a região do Tatuapé teve um desenvolvimento muito lento. Foi justamente nos últimos anos do século XIX que o italiano Benedito Marengo instalou uma grande chácara naquelas terras, que já eram eminentemente agrícolas, dando início ao cultivo de uvas, iniciativa muito bem sucedida, o que impulsionou a economia e o desenvolvimento da região.

Nas décadas iniciais do século XX, surgiram as primeiras indústrias do bairro. A maioria eram olarias, devido ao solo da região ser rico em argila de boa qualidade. As indústrias se expandiram até meados da década de 1970, quando começou um êxodo dessas indústrias para cidades do interior do estado de São Paulo,  atraídas por incentivos fiscais. A saída das indústrias ocasionou uma especulação imobiliária que valorizou os terrenos, impulsionou o comércio de alto padrão, dando lugar à verticalização  crescente do bairro e forte adensamento urbano.

O bairro de Tatuapé possui quatro bibliotecas municipais, a Biblioteca Cassiano Ricardo – Temática em Música, a Biblioteca Hans Christian Andersen – Temática em Contos de Fadas, a Biblioteca Professor Arnaldo Magalhães de Giácomo , e a Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet

Conta, ainda, com uma construção histórica, datada do séc. XVII, a Casa do Tatuapé, que integra o conjunto de casas históricas do Museu da Cidade, espaço público  aberto à visitação. Para saber mais, acesse  http://www.museudacidade.sp.gov.br/casadotatuape.php

 


logo SMB

música