BIOGRAFIA DO PATRONO BRITO BROCA

Brito Broca 
José Brito Broca nasceu em 6 de outubro de 1903 em Guaratinguetá, SP. Foi um importante jornalista. Em 1923 mudou-se para São Paulo onde colaborou em diversos jornais e sob os pseudônimos de Lauro Rosas e Alceste começou a publicar crônicas literárias. Em 1937 mudou-se para o Rio de Janeiro onde trabalhou no Departamento de Imprensa e Propaganda e por muitos anos foi redator e tradutor da Livraria José Olympio Editora.

É considerado um importante crítico literário e historiador cultural do Brasil. Destaca-se a obra A Vida Literária no Brasil - 1900, pela qual recebeu 4 dos maiores prêmios literários do país - Prêmio Paula Brito, da Secretaria da Educação do Rio de Janeiro, Prêmio Sílvio Romero, da Academia Brasileira de Letras, Prêmio Fábio Prado, da Sociedade Paulista de Escritores e Prêmio Luísa Cláudio de Sousa, do Pen Club do Brasil.

Faleceu em janeiro de 1961, no Rio de Janeiro.

Obras de Brito Broca: Teatro das letras,  A vida literária no Brasil - 1900, O repórter impenitenteAmericanos, Horas de leitura, Papéis de Alceste, Escrita e vivências, Machado de Assis e a Política: mais outros estudos, Ensaios da mão canhestra: Cervantes, Goethe, Dostoievski, Alencar, Coelho Netto, Pompéia, Românticos, pré-românticos, ultra-românticos: vida literária e romantismo brasileiro.

Nota: o link do título é elaborado por um ISBN para facilitar o direcionamento para o catálogo online do Sistema Municipal de Bibliotecas; pesquise também pelo autor, título ou assunto para localizar outras edições e as bibliotecas onde estão disponíveis para empréstimo.


logo SMB

Brito Broca