BAIRRO DE PINHEIROS

bairro de PinheirosO bairro de Pinheiros está localizado na região oeste da cidade de São Paulo, ao longo do rio Pinheiros, e recebeu este nome devido às grandes extensões de pinheiros nativos (Araucaria brasilienses) que ali existiam.

O bairro, um dos mais antigos da cidade, surgiu em meados do século XVI. Após terem suas terras ocupadas pelos portugueses, os índios tupis do campo deixaram Piratininga e estabeleceram uma nova aldeia onde atualmente fica o Largo da Batata (importante ponto comercial do bairro).

O grande progresso da região, porém, só ocorreu a partir do ciclo do café no Brasil, entre o final do século XIX e o começo do século XX. Foi o dinheiro proveniente da exportação do produto que proporcionou o avanço do bairro. Nas primeiras décadas do século XX houve a fundação do Mercado Caipira, da Sociedade Hípica Paulista e da Cooperativa Agrícola de Cotia. O surgimento destas instituições e a ampliação infra-estrutural (transportes, água, luz) intensificaram o desenvolvimento do bairro.

Hoje Pinheiros é um dos lugares mais sofisticados de São Paulo. Reduto da classe média, possui uma rede comercial grande e diversificada (roupas, sapatos, móveis, comidas e bebidas, bancos, etc) e uma intensa vida cultural (bibliotecas, livrarias, casas noturnas e bares, feira de artes e antiguidades, academias de dança, etc).

O bairro de Pinheiros possui duas bibliotecas municipais, a Biblioteca Alceu Amoroso Lima, que possui um acervo da memória do bairro para consulta e a Biblioteca Álvaro Guerra, que reúne depoimentos de moradores sobre suas histórias de vida e do bairro em sua Estação Memória.

Bairro de PinheirosO Bairro de Pinheiros - Monografias de História dos Bairros de São Paulo - Arquivo Histórico Municipal -- Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo.

 

 

 

 

 

 

 

logo SMB

poesia