Escultura em Homenagem a Alceu Amoroso Lima

Obra do artista León Ferrari

escultura de Leon Ferrari é instalada no Jardim da Biblioteca Alceu Amoroso LimaOriginalmente implantada, em 1983, no cruzamento entre a Marginal do Rio Pinheiros e a Avenida João Dias, a obra formada por 59 tubos metálicos de 6 metros de altura cada, precisou ser removida em 1990, para a construção do Complexo Viário João Dias.

A previsão era de que a obra retornasse ao seu local de origem, assim que as obras terminassem. Entretanto, o armazenamento inadequado e a fragilidade do material resultaram na deterioração das peças, o que impossibilitou sua remontagem. Em 2006, quando a Biblioteca Alceu Amoroso Lima, em Pinheiros, tornou-se temática em Poesia, a Secretaria Municipal de Cultura iniciou um processo de recuperação daquele conjunto escultórico, que homenageava Tristão de Ataíde, a fim de implantá-lo no jardim da biblioteca, voltado para a Avenida Henrique Schaumann.

Foi recuperado o projeto original da escultura, assim como a paleta de cores utilizada pelo artista na concepção do projeto, na década de 1980. O próprio León Ferrari, assistido pela neta Anna, participou ativamente da reconstrução da obra perdida, executada tal qual o projeto original. Em setembro de 2009 a escultura Homenagem a Alceu Amoroso Lima, criada por León Ferrari, foi oficialmente inaugurada totalmente reconstruída.

A iniciativa devolve à cidade uma obra de qualidade artística inquestionável e valoriza o jardim em frente à biblioteca com uma obra em homenagem a um grande escritor – Alceu Amoroso Lima, imortal da Academia Brasileira de Letras – criada por um artista plástico de grande importância no Brasil, onde morou como exilado político desde 1976, e também na Argentina, seu país de origem, para onde retornou em 1984.

Logo CSMB  Logo Biblioteca Alceu Amoroso Lima