ESCRITORES E ILUSTRADORES DE LITERATURA INFANTIL

Links para sites ou blogs

Monteiro Lobato


José Bento Renato Monteiro Lobato: Grande nome da literatura brasileira, este autor se dedicou a escrever para crianças criando aventuras bem brasileiras, reconhecidas em todo o mundo. Sua primeira obra infantil foi A menina do nariz arrebitado. Criador das personagens Emília, Pedrinho, Dona Benta, Tia Nastácia e outras que fazem parte do inesquecível Sítio do Pica-Pau-Amarelo.


Ziraldo: Desenhista, cartunista e escritor. Criou a revista brasileira em quadrinhos  A Turma do Pererê. Em 1980 lançou o livro infanto-juvenil O Menino maluquinho, um sucesso que encanta milhares de crianças e que serviu de inspiração para peças de teatro, filme, quadrinhos e seriado de TV. Ilustrador do primeiro livro com versão integral disponível na Internet. OLHA O OLHO DA MENINA
www.ziraldo.com


Ruth Rocha: Escritora brasileira de livros infantis, é membro da Academia Paulista de Letras. Sua obra mais conhecida é Marcelo, Marmelo, Martelo. Recebeu o prêmio Jabuti com o livro Escrever e Criar.  
www.ruthrocha.com.br

Maurício de Sousa: Premiado autor brasileiro de histórias em quadrinhos, com mais de 200 personagens, criou a Turma da Mônica, obra que alegra e fascina milhares de crianças em todo o mundo.
http://turmadamonica.uol.com.br/home/

Eva Furnari: Escritora e ilustradora de livros infanto-juvenil. No início de sua carreira dedicou-se a livros com ilustrações, sem texto. Personagem mais famosa: a Bruxinha. Lista de livros publicados em
www.evafurnari.com.br/pt/a-escritora

Ana Maria Machado: Uma das escritoras de maior destaque no Brasil, seu primeiro livro infantil publicado foi Bento-que-bento-é-o-frade, que recebeu um prêmio da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - FNLIJ. 
https://www.ebiografia.com/ana_maria_machado/

Fernando Vilela: Escritor e ilustrador ganhou com o livro Lampião e Lancelote o primeiro lugar no Jabuti 2007 em duas categorias: Melhor livro infantil e Melhor ilustração de livro.
www.fernandovilela.com.br

Mariana Massarani: Escritora e ilustradora de livros infantis. Ganhou o prêmio Jabuti de Literatura em 1997 e 2003 na categoria Melhor ilustração de livro infantil e juvenil.
marianamassarani.blogspot.com

Ângela-Lago: Escritora e ilustradora recebeu diversos prêmios Jabuti e da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) e outros internacionais. Sua obra Cena de Rua foi incluído em uma coletânea da Abrams Press, de Nova York, selecionado entre os quinze melhores livros de imagens do mundo.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ângela-Lago

Mary França e Eliardo França: Este casal se dedica em escrever e ilustrar livros para crianças. Já publicaram mais de 140 títulos. Trabalham em sintonia perfeita: ela como escritora e ele como ilustrador e já ganharam vários prêmios nacionais e internacionais.
www.maryeliardofranca.com

Ricardo Azevedo: Escritor e ilustrador, já escreveu mais de cem livros para crianças e jovens. Ganhou vários prêmios como Jabuti e APCA . Vem se dedicando há muitos anos à pesquisa da cultura popular brasileira
www.ricardoazevedo.com.br

Daniel Munduruku: Escritor indígena com mais de 30 livros publicados. Diretor presidente da Inprapi e pesquisador do CNPq.
danielmunduruku.blogspot.com

César Obeid: Escritor, educador e contador de histórias. Trabalha com a recriação do cordel e do repente na educação, teatro, eventos e literatura. Tem vários títulos infanto juvenis publicados sobre o temas da literatura de cordel.
www.cesarobeid.com.br