BIBLIOTECA VIRTUAL DE CULTURA POPULAR - CULTURA AFRO

Este espaço complementa o trabalho de cultura popular desenvolvido na biblioteca apresentando links selecionados para sites com informações sobre a cultura afro, em particular as festas negras, de congos e moçambiques.

PORTAIS

Portais sobre Cultura Popular Brasileira
Portal educacional “Mundo dos Sites” remete aos mais variados websites relacionados à cultura popular tais como: A Cultura do milho, Danças folclóricas e outros.

BIBLIOGRAFIAS E TESAURO

 

Bibliografia e links informativos sobre festas brasileiras
Bibliografia sobre Festas Brasileiras e parte da tese de Doutoramento em Antropologia Social de Rita Amaral, “Festa Brasileira - sentidos do festejar no país que não é sério" defendida junto ao Departamento de Antropologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

 

 

Tesauro de Folclore e Cultura Popular Brasileira
O Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional/MinC disponibiliza a segunda versão ampliada do Tesauro de Folclore e Cultura Popular Brasileira trazendo como inovação recursos multimídias que possibilitam ao interessado complementar a consulta com trecho de vídeo ou som, fotografia ou ainda ler artigo publicado sobre o assunto pesquisado.

DANÇAS FOLCLÓRICAS E TRADICIONAIS DO BRASIL

 


Danças folclóricas brasileiras
Lista de danças folclóricas brasileiras de diversas regiões do Brasil com breves explicações.

Teatro Brincante
Teatro-escola na cidade de São Paulo que ensina as danças folclóricas e tradicionais brasileiras. Contém pesquisa sobre danças brasileiras realizada por Antonio Nóbrega e Rosanne Almeida que serviu de base para a série Danças Brasileiras apresentada pela TV Futura.

Raízes da tradição
Página do Seminário Nacional para as Culturas Populares com informações sobre danças e folguedos tais como: Cavalo Marinho, Maracatu e Maracatu-rural, Fandango, Bumba-meu-boi, Boi de mamão, Jongo, Tambores de crioula, Congado e Moçambique, Embolada e Viola caipira.

Dança dos mascarados e cavalhada em Poconé - MT
Artigo de Maria Lúcia Coradini de Campos e Silvana Maria de Moraes Abdalla da Universidade Federal de Mato Grosso sobre essas manifestações que ocorrem durante os festejos do Senhor Divino e de São Benedito, no município de Poconé. O estudo aborda elementos sagrados e profanos abarcados pelos festejos.

Do Boi ao Brasil Bumba

Artigo de Peter Sagae “Do Boi ao Brasil-Bumba: alegria, alegoria” publicado pela Revista Tema apresenta artigos sobre as festas da cultura popular que têm como personagem o boi.

Repertório Referencial
Listagem e breve explicação das principais danças folclóricas brasileiras, principalmente danças paulistas baseada no trabalho desenvolvido pelo grupo Balé Folclórico Abaçai.

 


CONGADAS E MOÇAMBIQUES

 

 

 



Os arturos e o congado: símbolo de luta e resistência

Reportagem do jornal online Irohin sobre o grupo dos Arturos, sediado em Contagem, Minas Gerais, que vem mantendo e revivendo festas e danças da tradição afro-brasileira.

Congadas e Moçambiques - Videos
Diversas apresentações em vídeo de congadas e Moçambiques no You Tube.

Ticumbi de São Benedito
Documentário da Festa realizada em no estado do Espi­rito Santo. Inclui vi­deo gravado em 2008. O Ticumbi, ou Baile de Congo de São Benedito, é realizado em Conceição da Barra, norte do Espí­rito Santo. O vídeo apresenta uma parte do auto, onde o Secretário dialoga com o Rei de Congo.

 

 

 

FESTAS RELIGIOSAS BRASILEIRAS

 

Festa do Rosário e autos populares
Informações sobre a origem e desenrolar da festa. Inclui descrição dos elementos simbólicos presentes na Festa. Link faz parte do Encontro com o folclore, realizado pela Unicamp.

Festa Nossa Senhora do Rosário
Página apresenta algumas versões para a origem da festa na cidade do Serro, Minas Gerais e descreve seu desenrolar. Inclui ví­deo com depoimentos, e cenas da festa.

Festas populares: rapsódia brasileira
Informações resumidas postadas no portal do SESC de São Paulo sobre: cavalhadas, festas do divino, de São Benedito, de Santa Cruz, Cururu e Congadas.

 

 

IRMANDADES RELIGIOSAS DE ORIGEM AFRO-BRASILEIRA

 

 

 

Irmandade Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos em Desterro/ Florianópolis
História da Irmandade Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos em Desterro/ Florianópolis.


O significado das irmandades de pretos e pardos: O papel das mulheres.

Artigo de Antonia Aparecida Quintão sobre as irmandades religiosas de origem afro-brasileira, organizadas em torno de Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Santa Efigênia. Apresenta documentação histórica e alguns dados sobre a Irmandade na cidade de São Paulo no séc. XIX.


São Benedito
Informações amplas da Revista online Jangada Brasil sobre São Benedito e a Festa de São Benedito no Estado do Rio de Janeiro.

 

cultura popular

 

logo SMB