BIBLIOTECA VIRTUAL DE CULTURA POPULAR - CULTURA AFRO

Este espaço complementa o trabalho de cultura popular desenvolvido na biblioteca apresentando links selecionados para sites com informações sobre a cultura afro, em particular as festas negras, de congos e moçambiques.

Página e links atualizados em janeiro de 2023

BIBLIOGRAFIAS E TESAURO

Bibliografia sobre Festas Brasileiras e parte da tese de Doutoramento em Antropologia Social de Rita Amaral, “Festa Brasileira - sentidos do festejar no país que não é sério" defendida junto ao Departamento de Antropologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo

Festas Populares no Brasil  - Portal São Francisco
Mitos e Lendas do Brasil, mitologia, contos e lendas populares, lendas e mitos da cultura popular brasileira, saci-pererê, curupira, boitatá, lobisomem e mula-sem-cabeça, festas populares, Dia do Folclore, festividades e comemorações, contos folclóricos do nordeste. Boi-Bumbá, História do Carnaval, Carnaval no Brasil, Cavalhada, Festa do Divino, Festa Junina, Folia dos Reis e Murga Uruguaia.

Festas populares hoje: muito além da tradição Maria Luiza Martins de Mendonça
Este texto trata as manifestações culturais populares, em especial as festas populares, de uma
perspectiva que as considera muito além de uma mera reprodução ou repetição tradicional.

Tesauro de Folclore e Cultura Popular Brasileira
O Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional/MinC disponibiliza a segunda versão ampliada do Tesauro de Folclore e Cultura Popular Brasileira trazendo como inovação recursos multimídias que possibilitam ao interessado complementar a consulta com trecho de vídeo ou som, fotografia ou ainda ler artigo publicado sobre o assunto pesquisado.

Irohin - Centro de Documentação, Comunicação e Memória Afro-brasileira
O portal do Centro disponibiliza a coleção digitalizada do Irohin, jornal impresso que circulou, com interrupções, de maio de 1996 a agosto de 2009.

DANÇAS POPULARES BRASILEIRAS

 Instituto Brincante
O Instituto na cidade de São Paulo oferece cursos de arte, percussão, teatro, danças afro-brasileiras e populares. Contém pesquisa sobre danças brasileiras realizada por Antonio Nóbrega e Rosanne Almeida que serviu de base para a série Danças Brasileiras apresentada pela TV Futura.

I SEMINÁRIO NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AS CULTURAS POPULARES
Documento em pdf. - Seminário Nacional de Políticas Públicas para as Culturas Populares São Paulo: Instituto Pólis; Brasília: Ministério da Cultura, 2005. 184 p. Anais do Seminário Nacional de Políticas Públicas para as Culturas Populares; Brasília, 23-26 de fevereiro de 2005.
1. Cultura. 2. Diversidade Cultural. 3. Cultura Popular. 4. Políticas Públicas. 5. Política Cultural. 6. Ação Cultural. 7. Herança Cultural. I. Título. II. Instituto Pólis. III. Ministério da Cultura. IV. Secretaria de Identidade e da Diversidade Cultural. V. Fórum Permanente das Culturas Populares. VI. Fórum das Culturas Populares, Indígenas e Patrimônio Imaterial.

Bumba meu boi
Artigo de Daniela Diana, Professora licenciada em Letras publicado no site Toda Matéria, fala da história e da lenda do Bumba meu boi, também chamado de Boi-Bumbá, além de apresentar as festas com com texto e vídeos.

Danças Típicas
O site apresenta as origens das danças folclóricas brasileiras mais conhecidas tais como: samba de roda, catira, ciranda, maracatu, maculele, quadrilha de festa junina, bumba meu boi, baião, xaxado, frevo, carimbó, dentre outras.

Tradição do Maracatu - de Ademar Vidal
Atlântico : revista luso-brasileira - Hemeroteca Digital de Lisboa - N.º 5, 27 de Julho de 1944 > A tradição do Maracatu, por Ademar Vidal > 0041

CONGADAS E MOÇAMBIQUES

Congadas e Moçambiques - Vídeos
Diversas apresentações em vídeo de congadas e Moçambiques no You Tube.

Ticumbi: o baile de congos de São Benedito
O vídeo traz a Festa realizada no estado do Espírito Santo. O Ticumbi, ou Baile de Congo de São Benedito, é realizado em Conceição da Barra, norte do Espí­rito Santo. E o texto apresenta um breve estudo sobre a festa .. Rony Historiador - O Espírito Santo na História, na Lenda e no Folclore, 1983.Autor: Adelpho Poli Monjardim.

FESTAS RELIGIOSAS BRASILEIRAS 

Festa do Rosário e autos populares
Informações sobre a origem e desenrolar da festa. Inclui descrição dos elementos simbólicos presentes na Festa. Link faz parte do Encontro com o folclore, realizado pela Unicamp.

Associação das Bandas de Cono Serra - ES
Festa de São Benedito (Serra, no Espírito Santo). A festa de São Benedito é uma festa de caráter pagão-religioso, que teve sua origem, segundo a tradição oral, no socorro providencial de São Benedito, quando certo navio que carregava escravos pela costa do Espírito Santo, naufragou.

Folia dos Reis
A Folia de reis, também chamada de Reisado ou Festa de Santos Reis, é uma festa popular e tradicional brasileira. Trata-se de uma das festas folclóricas mais emblemáticas do país. 

Ciclo Folclórico da Serra - Festa de São Benedito
A festa de São Benedito é uma festa de caráter pagão-religioso, que teve sua origem, segundo a tradição oral, no socorro providencial de São Benedito, quando certo navio que carregava escravos pela costa do Espírito Santo, naufragou. Ao se depararem com a morte, invocaram a proteção de São Benedito e de Deus, e graças às preces, conseguiram se salvarem abraçados ao mastro que se desprendeu do navio e assim foram levados até a praia.
Ciclo Folclórico da Serra - Festa de São Benedito -

IRMANDADES RELIGIOSAS DE ORIGEM AFRO-BRASILEIRA

Irmandade Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos em Desterro/ Florianópolis
História da Irmandade Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos em Desterro/ Florianópolis.

Irmandade e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos / São Paulo
Conheça a irmandade e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, a terceira Igreja mais antiga do Brasil.

O significado das irmandades de pretos e pardos: O papel das mulheres
Artigo de Antonia Aparecida Quintão sobre as irmandades religiosas de origem afro-brasileira, organizadas em torno de Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Santa Efigênia. Apresenta documentação histórica e alguns dados sobre a Irmandade na cidade de São Paulo no séc. XIX.

As Irmandades Religiosas de Africanos e Afrodescendentes
Teresa Cristina de Carvalho Cruz. Aluna ouvinte do mestrado em Antropologia Social, na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Neste artigo é destacado as irmandades religiosas no que se refere ao catolicismo e as experiências africanas no século XIX no Brasil.

cultura popular

 

logo SMB