BIBLIOTECA VIRTUAL DE CULTURA POPULAR - CULTURA AFRO

Este espaço complementa o trabalho de cultura popular desenvolvido na biblioteca apresentando links selecionados para sites com informações sobre a cultura afro, em particular as festas negras, de congos e moçambiques.

Página e links atualizados em junho de 2020
BIBLIOGRAFIAS E TESAURO

Bibliografia sobre Festas Brasileiras e parte da tese de Doutoramento em Antropologia Social de Rita Amaral, “Festa Brasileira - sentidos do festejar no país que não é sério" defendida junto ao Departamento de Antropologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo

Festas Populares no Brasil  - Portal São Francisco
Mitos e Lendas do Brasil, mitologia, contos e lendas populares, lendas e mitos da cultura popular brasileira, saci-pererê, curupira, boitatá, lobisomem e mula-sem-cabeça, festas populares, Dia do Folclore, festividades e comemorações, contos folclóricos do nordeste. Boi-Bumbá, História do Carnaval, Carnaval no Brasil, Cavalhada, Festa do Divino, Festa Junina, Folia dos Reis e Murga Uruguaia.

Festas populares hoje: muito além da tradição Maria Luiza Martins de Mendonça 

Tesauro de Folclore e Cultura Popular Brasileira
O Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional/MinC disponibiliza a segunda versão ampliada do Tesauro de Folclore e Cultura Popular Brasileira trazendo como inovação recursos multimídias que possibilitam ao interessado complementar a consulta com trecho de vídeo ou som, fotografia ou ainda ler artigo publicado sobre o assunto pesquisado.

Irohin - Centro de Documentação, Comunicação e Memória Afro-brasileira
O portal do Centro disponibiliza a coleção digitalizada do Irohin, jornal impresso que circulou, com interrupções, de maio de 1996 a agosto de 2009.

DANÇAS FOLCLÓRICAS E TRADICIONAIS DO BRASIL

 
Danças folclóricas brasileiras
Lista de danças folclóricas brasileiras de diversas regiões do Brasil com breves explicações.

Instituto Brincante
O Instituto na cidade de São Paulo oferece cursos de arte, percussão, teatro, danças afro-brasileiras e populares. Contém pesquisa sobre danças brasileiras realizada por Antonio Nóbrega e Rosanne Almeida que serviu de base para a série Danças Brasileiras apresentada pela TV Futura.

Raízes da tradição
Página do 1o. Seminário Nacional para as Culturas Populares com informações sobre danças e folguedos tais como: Cavalo Marinho, Maracatu e Maracatu-rural, Fandango, Bumba-meu-boi, Boi de mamão, Jongo, Tambores de crioula, Congado e Moçambique, Embolada e Viola caipira. 

Bumba meu boi
Artigo de Daniela Diana, Professora licenciada em Letras publicado no site Toda Matéria, fala da história e da lenda do Bumba meu boi, também chamado de Boi-Bumbá, além de apresentar as festas com com texto e vídeos.

Danças Típicas
O site apresenta as origens das danças folclóricas brasileiras mais conhecidas tais como: samba de roda, catira, ciranda, maracatu, maculele, quadrilha de festa junina, bumba meu boi, baião, xaxado, frevo, carimbó, dentre outras.

Tradição do Maracatu - de Ademar Vidal
Em Pernambuco se tem a impressão que lá vive e nasceu o maracatu. Desde que o Brasil é Brasil que se tem notícia dele. Praticado a rigor, obedecendo aos estilos clássicos, existem organizações que funcionam como sociedade, havendo até diretoria, gerência — tudo organizado como se fora casa comercial.


CONGADAS E MOÇAMBIQUES

Congadas e Moçambiques - Videos
Diversas apresentações em vídeo de congadas e Moçambiques no You Tube.

Ticumbi: o baile de congos de São Benedito
O vídeo traz a Festa realizada no estado do Espírito Santo. O Ticumbi, ou Baile de Congo de São Benedito, é realizado em Conceição da Barra, norte do Espí­rito Santo. E o texto apresenta um breve estudo sobre a festa .. Rony Historiador - O Espírito Santo na História, na Lenda e no Folclore, 1983.Autor: Adelpho Poli Monjardim.

FESTAS RELIGIOSAS BRASILEIRAS 

Festa do Rosário e autos populares
Informações sobre a origem e desenrolar da festa. Inclui descrição dos elementos simbólicos presentes na Festa. Link faz parte do Encontro com o folclore, realizado pela Unicamp.

Associacao das Bandas de Cono Serra - ES
Festa de São Benedito (Serra, no Espírito Santo). A festa de São Benedito é uma festa de caráter pagão-religioso, que teve sua origem, segundo a tradição oral, no socorro providencial de São Benedito, quando certo navio que carregava escravos pela costa do Espírito Santo, naufragou.

Folia dos Reis
A Folia de reis, também chamada de Reisado ou Festa de Santos Reis, é uma festa popular e tradicional brasileira. Trata-se de uma das festas folclóricas mais emblemáticas do país.

Festança – Barco de São Benedito
Informações amplas da Revista online Jangada Brasil sobre São Benedito e a Festa de São Benedito no Estado do Espírito Santo .

IRMANDADES RELIGIOSAS DE ORIGEM AFRO-BRASILEIRA

Irmandade Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos em Desterro/ Florianópolis
História da Irmandade Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos em Desterro/ Florianópolis.

O significado das irmandades de pretos e pardos: O papel das mulheres

Artigo de Antonia Aparecida Quintão sobre as irmandades religiosas de origem afro-brasileira, organizadas em torno de Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Santa Efigênia. Apresenta documentação histórica e alguns dados sobre a Irmandade na cidade de São Paulo no séc. XIX.

As Irmandades Religiosas de Africanos e Afrodescendentes
Teresa Cristina de Carvalho Cruz. Aluna ouvinte do mestrado em Antropologia Social, na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Neste artigo é destacado as irmandades religiosas no que se refere ao catolicismo e as experiências africanas no século XIX no Brasil.

 

cultura popular

 

logo SMB