ACESSIBILIDADE - DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Acessibilidade para pessoas com deficiência intelectual nas Bibliotecas Públicas.

Algumas bibliotecas da CSMB realizam parcerias com entidades de saúdepúblicas e privadas visando a inclusão de pessoas  com deficiência intelectual.

Região Norte

Biblioteca Afonso Schmidt
Parceria com o Centro de Atenção Psicossocial - CAPS Freguesia do Ó. São realizadas atividades de mediação de leitura, contação de história e visita monitorada. Com agendamento e público espontâneo.

Biblioteca Brito Broca
Parceria com o Centro de Convivência e Cooperativa - CECCO São Domingos. São realizadas atividades de dança circular, Dao Yin, Criando e trocando ideias, Liang Gong e arte terapia com pacientes com deficiência mental. Também são realizados encontros com grupo de jovens e de adultos jovens em parceria com psicólogos da Supervisão Técnica de Saúde Pirituba/Jaraguá. Todas as atividades com agendamento de dias e horários programados.

Biblioteca Padre José de Anchieta
Parceria com o Centro de Atenção Psicossocial - CAPS II Perus. São realizadas atividades de mediação de leitura, contação de história e dança com a participação dos psicólogos do CAPS. Com agendamento. Desde 2016, acontece o curso de LIBRAS todas as quartas-feiras das 19h às 21h, oferecido por militantes pela inclusão de pessoas surdas.

Biblioteca Thales Castanho de Andrade
Parceria com o Centro de Atenção Psicossocial - CAPS Freguesia do Ó. São realizadas atividades de mediação de leitura, contação de história e visita monitorada. Com agendamento.

Região Sul

Biblioteca Chácara do Castelo
Parceria com a instituição beneficente Nosso Lar desde 2016, com participação de diversas atividades culturais, como oficinas e contação de histórias, entre outras.

Biblioteca Viriato Corrêa
Parceria com o Centro de Atenção Psicossocial - CAPS UNIFESP
Visita dos pacientes à biblioteca para sessão de cinema.

Região Leste

Biblioteca Affonso Taunay
Parceria com o Centro de Atenção Psicossocial - CAPS infantil.
São realizadas atividades e cursos, como o vocacional de dança, com a participação do CAPS Infantil. A biblioteca conta também com a participação da EMEDS Neusa Basseto (Escola de Surdos) nas programações de CSMB com tradução em libra, e da Escola 4E (alunos com Síndrome de Dow) nas programações de música, circo e contação de histórias.

Biblioteca Cora Coralina

Parceria com o com o Centro de Atenção Psicossocial - CAPS Infantojuvenil, de Guaianases.
São realizadas atividadesde mediação de leitura literária, sessão de cinema e visitas monitoradas com agendamento.

Biblioteca Ricardo Ramos

Parceria com a Unidade Básica de Saúde - UBS Vila Prudente
São realizadas atividades de mediação de leitura e contação de histórias de acordo com a disponibilidade da programação.

Biblioteca Rubens Borba Alves de Morais

Parceira com a ACDEM - Associação da Criança com Deficiência de Ermelino Matarazzo.
A entidade agenda visitas em grupo, faz uso do acervo, participa de atividades da Biblioteca, como mediação de leitura e da programação cultural da CSMB.

Biblioteca Vinicius de Moraes
São realizados encontros bimestrais, nos quais os professores da rede pública que atuam em salas com estudantes especiais são orientados sobre o acolhimento e inclusão por profissionais da Associação de Pais Amigos dos Excepcionais - APAE. Por agendamento, também são realizadas atividades de contação de histórias e mediação de leitura para os pacientes da instituição.
Parceria com o Centro de Atenção Psicossocial - CAPS Adulto e Infantil Itaquera II.
São realizadas atividades de mediação de leitura, contação de história e visita monitorada com agendamento.
 

Região Oeste

Biblioteca Anne Frank
Parceria com o Centro de Atenção Psicossocial - CAPS Itaim
Projeto Bate-pernas, coletivo que trabalha a circulação do território, é um grupo de 20 a 25 pessoas, com dois coordenadores, que vão à biblioteca semanalmente, para atividades de leitura e troca de experiências. Tem como objetivo aumentar a familiaridade dessas pessoas para que passem a usar a biblioteca como espaço de convivência e de promoção de cultura. Ainda com o CAPS Itaim há o desenvolvimento de Projeto Educativo MCB/CAPS - Lá fora, Lá dentro - que realiza vivências na biblioteca com leitura coletiva de livros e narrativas de vida. O projeto tem por objetivo buscar histórias sobre as casas do bairro, a natureza e a cidade na vida dos frequentadores do CAPS Itaim. São feitas atividades como recolher descartes da natureza e construir de forma coletiva uma experiência estética. Também é realizado na biblioteca um sarau no encerramento do ano. O projeto acontece às terças feiras a cada quinze dias.
Parceria com a APAE Itaim. São realizadas visitas monitoradas com espaço para leituras, uma vez por semana, com o grupo de alunos e dois monitores da APAE.

Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Parceria com o Núcleo Morungaba - Corpo, arte e convivência.
A entidade frequenta a biblioteca regularmente em grupos pequenos e com o monitoramento de seus professores para fazer leituras livres e visitar as exposições. A confraternização de encerramento de ano da entidade é feita na biblioteca. A programação mensal é divulgada junto a instituição, verificando o perfil do evento e o interesse da instituição para, caso tenham interesse, fazer o agendamento de grupos.


Veja o Diagnóstico das Condições de Acessibilidade nas Bibliotecas da CSMB em 2019.