ACERVOS ESPECIAIS - BRAILLE, LIVRO FALADO E AUDIOLIVRO

Acervo braille, livro falado e audiolivro no Sistema Municipal de Bibliotecas.

acervo em braille

Todas as bibliotecas públicas municipais de CSMB e a Biblioteca Louis Braille do Centro Cultural São Paulo têm acervo de livro falado e audiolivro, e várias também acervo braille. As bibliotecas com Núcleos para Pessoa com Deficiência Visual estão distribuidas pelas regiões da cidade visando a maior abrangência desses acervos. Além de livros, revistas, jornais, áudios, etc., possuem tecnologia assistiva com scanners e lupas. Todas as bibliotecas de CSMB, A Biblioteca Louis Braille e a Biblioteca Mário de Andrade possuem óculos scanner para leitura do acervo.

Para busca de títulos no Catálogo Online do Sistema de Bibliotecas, selecione Pesquisa Palavra e na opção Pesquisar por clique em Assunto e digite livros para cegos para recuperar livros em braille ou digite audiolivros, livros falados para estas modalidades. Consulte também as bibliotecas para outros títulos.

O Livro Falado é uma tecnologia assistiva, cujo objetivo é o acesso à informação com o mínimo de interferência de interpretação de terceiros e o Audiolivro é um desdobramento artístico de uma obra literária, não significando que uma pessoa cega não possa utilizar este último, caso deseje. Definição do site Bengala Legal.

Bibliotecas de CSMB com Núcleo para Pessoas com Deficiência Visual
São seis bibliotecas localizadas nas zonas norte, sul, leste e oeste da cidade que possuem acervo braille, livros falados e audiolivros, scanner acessível e óculos-scanner Orcam MyEye.

Biblioteca Álvares de Azevedo
Praça Joaquim José da Nova, s/nº - Vila Maria - Região norte
Tel.: 11 2954-2813

Biblioteca Brito Broca
Av. Mutinga, 1425 - Pirituba - Região norte
Tel.:  11 3904-1444

Biblioteca Mário Schenberg
Rua Catão, 611 - Vila Romana - Região oeste
Fone: 11 3861-5360 e 11 3861-5361
Possui lupa eletrônica para ampliação de texto e imagem

Biblioteca Paulo Setúbal
Av. Renata, 163 - Vila Formosa - Região leste
Fone: 11 2211-1507 e 2211-1508
Possui lupa eletrônica para ampliação de texto e imagem

Biblioteca Prefeito Prestes Maia
Av. João Dias, 822 - Santo Amaro - Região sul
Fone: 11 5687-0513

Biblioteca Vicente Paulo Guimarães
Rua Jaguar, 225 - Vila Curuçá - região leste
Fone: 11 2035-5322
Possui lupa eletrônica para ampliação de texto e imagem

Biblioteca Louis Braille - Centro Cultural São Paulo
Planejada e equipada para atender pessoas com deficiência visual, reúne em seu acervo livros didáticos, técnicos, literários, infantojuvenis e também periódicos. Sua coleção, a maior do gênero no país, conta com mais de seis mil obras. A Biblioteca também atua como editora, produzindo livros em braille e livros falados.

Os usuários contam com acompanhamento de bibliotecários, auxílio à pesquisa e atividades culturais, desenvolvidas periodicamente, como exposições e palestras. A Biblioteca Louis Braille possui computadores adaptados para que as pessoas com deficiência visual tenham acesso à internet. Todo o acervo está disponível para empréstimo dos usuários, inclusive dos residentes em outros estados, que podem ser atendidos pelo serviço de remessa postal.
Para mais informações acesse o site da Biblioteca Louis Braille
Rua Vergueiro, 1000 (Estação Vergueiro do Metrô)
Paraíso - 01504-000 - São Paulo, SP
Tel. : 11 3397-4003
E-mail: bibliotecabraille@prefeitura.sp.gov.br

Veja algumas sugestões de leitura aqui.

Acesse a área de Acessibilidade para mais informações das bibliotecas SMB.logo SMB